window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/economia/governo-lula-deve-anunciar-medidas-para-baratear-alimentos-na-proxima-semana' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Governo Lula deve anunciar medidas para baratear alimentos na próxima semana

      Reduzir o preço da distribuição de alimentos e mudanças no cartão alimentação estão entre as iniciativas estudadas

      Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar as primeiras medidas para baratear o preço dos alimentos já na próxima semana. Nesta sexta-feira (24), Lula se reúne com ministros para receber as propostas e bater o martelo sobre as primeiras iniciativas. As informações são do g1.

      Entre as medidas estudadas, estão iniciativas para baratear a distribuição de alimentos e a mudança na sistemática do cartão alimentação. A ideia é depositar benefício diretamente na conta do trabalhador, acabando com o custo de operação de 12% a 15%, aumentando na prática o seu valor. No médio prazo, o aumento de crédito para a agricultura familiar e a assistência técnica devem ser trabalhados pelo governo Lula.

      Segundo diagnóstico da equipe econômica do governo, o câmbio foi um fator crucial para a alta dos preços, e somente o controle do preço do dólar pode diminuir a inflação de forma sustentável. No entanto, medidas tópicas e pontuais podem já surtirem efeito no bolso dos brasileiros em um curto espaço de tempo.

      A equipe econômica também avalia que o dólar deve manter sua trajetória de queda registrada nos últimos dias com a decisão do Banco Central de subir a taxa de juros de 12,25% para 13,25%, que deve ser anunciada na próxima semana. A tendência é de que os investidores voltem ao Brasil para aproveitar uma taxa de juros bem mais alta do que a dos Estados Unidos, contribuindo para a redução do câmbio da moeda americana.

      Além do câmbio, outros fatores que podem reduzir os preços nos próximos meses são a entrada da nova safra agrícola e a ausência de eventos climáticos em 2025. No ano ado, secas e chuvas extremas em algumas regiões prejudicaram as safras de alguns produtos, o que gerou o aumento nos preços. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados