window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/economia/reducao-do-preco-do-diesel-pode-impactar-a-inflacao-diz-ineep' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Redução do preço do diesel pode impactar a inflação, diz Ineep

      Contudo, o Ineep alerta sobre a vinculação dos preços dos combustíveis às cotações internacionais

      Combustível (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A nova redução de 3,4% no preço do diesel anunciada pela Petrobras, que entra em vigor na sexta-feira (18), se soma ao corte de 4,6% já aplicado a partir de 31 de março. Essas quedas consecutivas tendem a exercer um impacto significativo sobre a taxa de inflação, tanto de forma direta — pela diminuição no custo do combustível — quanto indireta, já que o diesel é essencial para o transporte de cargas e ageiros. A avaliação é do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

      Mais cedo nesta quinta-feira (17), a Petrobras anunciou que vai reduzir o preço médio do diesel vendido em suas refinarias em 3,4%, para R$ 3,43 por litro. A Petrobras havia reduzido o preço do diesel em 4,6% em 1º de abril, no primeiro corte de valores deste combustível desde dezembro de 2023.

      Segundo o Ineep, os cortes praticados pela Petrobras são motivados pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional, que chegaram a menos de US$ 70 por barril, este mês, e pela queda dos valores do dólar em real desde o início do ano.

      Contudo, o Ineep alerta sobre a vinculação dos preços dos combustíveis às cotações internacionais: "Entretanto, ao aumentar, num primeiro momento, os preços na esteira da forte especulação contra o câmbio e, na sequência, adotar a redução em função do mercado externo e da taxa de câmbio, a Petrobras relativiza sua própria política de preços, vigente a partir de maio de 2023. Assim, volta a explicitar a forte vinculação dos preços internos aos preços internacionais, base da anterior política de preços (PPI)". 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247