Tarciana Medeiros é a executiva mais poderosa do Brasil em ranking internacional
Presidenta do BB lidera entre as brasileiras nas 100 mais influentes da Fortune, que inclui Lívia Chanes, do Nubank, e Magda Chambriard, da Petrobras
247 – Tarciana Medeiros foi reconhecida como a executiva brasileira mais poderosa de 2025 pela revista americana Fortune, que divulgou nesta semana sua tradicional lista anual com as 100 mulheres mais influentes do mundo dos negócios. A presidenta do Banco do Brasil ocupa a 64ª posição no ranking global, à frente de outras duas brasileiras destacadas: Lívia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em 91º lugar; e Magda Chambriard, presidenta da Petrobras, na 95ª colocação. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico.
Tarciana caiu três posições em relação ao ano anterior, mas segue sendo a brasileira mais bem colocada na seleção internacional. A Fortune destacou um marco simbólico de sua gestão: em novembro de 2024, ela reconheceu o papel histórico do Banco do Brasil no comércio de escravos no século XIX e apresentou um pedido público de desculpas aos negros brasileiros. “Uma líder assumidamente homossexual, ela quebrou o padrão de CEOs do banco estatal. Ela também enfatizou o apoio e o empréstimo de dinheiro a grupos diversos como parte de sua estratégia de crescimento”, destacou a publicação. Tarciana é a primeira mulher negra a dirigir a instituição em seus 213 anos de história.
Já Lívia Chanes aparece pela primeira vez na lista da Fortune, graças ao forte desempenho do Nubank sob sua liderança. Desde que assumiu o comando da operação brasileira em 2020, o banco digital conquistou 24 milhões de novos clientes e lançou mais de 50 produtos. “Agora, Chanes, que ingressou no Nubank em 2020, lidera o maior negócio do banco [a operação brasileira], enquanto outra executiva, Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, se concentra na expansão internacional”, diz o texto.
Magda Chambriard, por sua vez, caiu 13 posições em relação ao ranking anterior, mas segue entre as 100 líderes mais influentes. A presidenta da Petrobras assumiu o cargo em um momento desafiador, tornando-se a sexta pessoa a ocupar o posto em apenas cinco anos. Apesar disso, já teve seu mandato prorrogado até 2027. A revista aponta que o “controverso plano de recuperação de Chambriard” inclui perfurações na Margem Equatorial (região da foz do Rio Amazonas), a revitalização de fábricas de fertilizantes, refinarias e gasodutos, além do compromisso com a neutralidade de carbono até 2050.
A lista global é liderada por Mary Barra, CEO da Ford; Julie Sweet, da Accenture; e Jane Fraser, do Citigroup, reforçando o protagonismo crescente das mulheres nas maiores corporações do planeta.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: