window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/economia/voce-sabe-a-diferenca-entre-bloqueio-e-contingenciamento-do-orcamento' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Você sabe a diferença entre bloqueio e contingenciamento do orçamento?

      Analistas fazem uma relação entre despesas discricionárias e os gastos obrigatórios

      Dinheiro (Foto: Agência Brasil )
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo federal anunciou um corte de R$ 31,3 bilhões no orçamento, entre receitas e despesas. Do total, R$ 20,7 bilhões contingenciados e 10,6 bilhões serão bloqueados.

      De acordo com Enrico Cozzolino, analista da Levante Investimentos, o “bloqueio é adotado quando o governo vê que os gastos estão crescendo mais do que o limite estipulado na receita acima da inflação”. “O contingenciamento já é o recurso para quando tem a falta da receita que compromete o cumprimento da meta”. O relato foi publicado no Portal Uol.

      O analista Jeferson Bittencourt, head de macroeconomia do ASA, do bilionário Alberto Safra, afirmou que “o contingenciamento limita a execução das despesas para cumprir a meta primária”. “O bloqueio limita a execução da despesa discricionária visando cumprir o limite total de gastos, devido a um crescimento maior que o previsto das despesas obrigatórias”.

      As despesas discricionárias, mencionadas por Bittencourt, são os gastos não obrigatórios, como investimentos públicos. As despesas obrigatórias são aquelas referentes a pagamento com pessoal, dívida e serviços relacionados à previdência social.  

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados