Governo e Sebrae fecham acordo para ampliar ações sustentáveis entre pequenos empreendedores
Parceria foi assinada durante o congresso Ciclos e prevê ações para divulgar soluções sustentáveis e fortalecer a agenda ambiental no empreendedorismo
247 - Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), em Brasília, o Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) firmaram um termo de cooperação com foco na promoção do desenvolvimento sustentável entre os pequenos negócios. A do acordo marcou a abertura do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), evento organizado pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae Mato Grosso. A informação foi divulgada pelo próprio Sebrae.
O novo acordo amplia a colaboração entre as duas instituições, com ações voltadas à disseminação de produtos, serviços e boas práticas ambientais para a vasta rede de empreendedores assistidos pelo Sebrae. Ao comentar a iniciativa, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a urgência de transformar compromissos climáticos em prática: “Nós estamos provando que é possível crescer economicamente sem precisar destruir a natureza e temos um compromisso com o desmatamento zero até 2030. A COP 30 é o nosso grande desafio [...] Nós precisamos é implementar o que decidimos ao longo de 33 anos”.
A fala da ministra se conecta com os objetivos centrais do congresso, que reúne especialistas, lideranças públicas e privadas e representantes de pequenas empresas para discutir os desafios e as oportunidades da sustentabilidade empresarial no país. O Ciclos antecipa também os debates estratégicos para a COP-30, prevista para novembro deste ano, em Belém (PA).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria é parte de uma causa global e urgente: “Sabemos que pertencemos a uma causa importante, a do mundo sustentável, e que agora recebe a inovação e a tecnologia. E, sobretudo, do mundo que precisa também garantir a inclusão, porque não podemos imaginar um mundo sustentável, inovador, globalizado ao convivermos com 750 milhões de seres humanos no mapa da fome e da miséria”, declarou.
A diretora de istração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, reforçou o papel da instituição nesse processo de transformação. “Sediarmos este congresso é uma grande alegria e uma declaração: sabemos do nosso papel, nós sabemos da nossa responsabilidade. Nós sabemos o que precisamos fazer e estamos dispostos a fazê-lo em favor de um mundo melhor, mais justo e mais sustentável para todos e para todas”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedroso, vê no evento uma oportunidade de conectar sustentabilidade ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo. “Será possível lançar um olhar especial para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, e a conversa abre uma agem para as discussões de sustentabilidade empresarial”, observou.
O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade, sediado em Cuiabá (MT), como exemplo do compromisso da instituição com o tema. “O Centro já impactou mais de 7 milhões de brasileiros em todo o Brasil e no exterior. E, por meio de seus conteúdos, plataformas digitais e ações presenciais já esteve presente em diversas agendas e eventos internacionais, trazendo a voz de uma maioria silenciosa, os mais de 22 milhões de empreendedores brasileiros”, relatou.
O Congresso Ciclos conta com uma programação diversificada, que inclui palestras, painéis temáticos e exposições dos Polos de Referência do Sebrae, com foco em práticas que destacam o protagonismo dos pequenos negócios no enfrentamento das mudanças climáticas. A iniciativa reforça o papel do empreendedorismo como parte da solução para os desafios ambientais contemporâneos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: