window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/empreender/parcerias-entre-municipios-transformam-a-gestao-publica-e-impulsionam-o-desenvolvimento-regional' });
TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Parcerias entre municípios transformam a gestão pública e impulsionam o desenvolvimento regional

      Prefeitos destacam como a união entre cidades e o apoio do Sebrae têm transformado a gestão pública e promovido o empreendedorismo local

      Autoridades municipais debateram sobre o desenvolvimento territorial. (Foto: Erivelton Viana/Sebrae)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A segunda jornada da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios — a tradicional Marcha dos Prefeitos — evidenciou como a cooperação entre cidades pode gerar soluções concretas para o desenvolvimento regional. Durante o “Prefeituras que Inspiram: Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento Territorial”, promovido pelo Sebrae, gestores municipais de Itanhandu (MG), Divinópolis (MG) e Tianguá (CE) compartilharam experiências bem-sucedidas que têm mudado a realidade local a partir da integração regional. A cobertura foi feita originalmente pela Agência Sebrae de Notícias.

      As três prefeituras fazem parte da estratégia Territórios Empreendedores, uma iniciativa do Sebrae voltada a fortalecer lideranças locais e criar ambientes colaborativos e sustentáveis, com foco na valorização dos pequenos negócios. Segundo Jeconias Rosendo, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, o modelo de governança implantado nesses territórios contribui para aproveitar melhor as potencialidades locais. “A implementação de um modelo de governança é capaz de potencializar as riquezas e os atrativos do território, garantindo mais oportunidades de desenvolvimento”, afirmou.

      Um dos exemplos apresentados foi o do município de Divinópolis (MG), que reúne 250 mil habitantes e integra, junto com outras 18 cidades, o Território Empreendedor Novo Oeste. A vice-prefeita Janete Aparecida destacou a importância de tratar todos os municípios como peças fundamentais no desenvolvimento coletivo. “Se os nossos problemas são parecidos, as soluções também podem ser e, mais, podem ser compartilhadas”, declarou. Para ela, a cooperação entre municípios rompe barreiras históricas e fortalece a gestão pública.

      Outro caso de destaque veio do Ceará, com o relato do prefeito de Tianguá, Alex Nunes. A cidade de 81 mil habitantes, situada na Serra da Ibiapaba, tem sua economia sustentada pela agricultura e pelo turismo. Segundo o prefeito, a relação entre os gestores locais mudou radicalmente após a entrada no Território Empreendedor. “Antes não tinha essa união. Cada um queria puxar só para o seu lado e hoje em dia nós estamos unidos pela associação. O Sebrae tem nos ajudado a enxergar o que temos de melhor”, pontuou.

      Representando o município de Itanhandu (MG), no sul de Minas, o prefeito Paulo Henrique Monteiro, conhecido como Paulinho, destacou o impacto da capacitação promovida pelo Sebrae no serviço público local. A cidade participa do Território Empreendedor Mantiqueira de Minas. “O Sebrae trouxe aquilo que nós mais precisávamos: capacitação e visita técnica. De maneira ampla, temos profissionalizado os serviços públicos do município”, disse o prefeito.

      Além dos relatos inspiradores, os gestores puderam conhecer iniciativas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, com destaque para o Hub da Agricultura Familiar, projeto em construção pelo Sebrae. A proposta foi apresentada no “Desenvolvimento Municipal e Compras Públicas: Convergência por um Brasil Mais Eficiente”, pela consultora Fabrine Schwanz.

      Segundo ela, o objetivo é transformar as salas do empreendedor em polos de apoio aos pequenos produtores, com serviços que facilitem o o ao mercado público, especialmente por meio de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Queremos estimular o agricultor familiar a fornecer produtos para a merenda escolar e outras demandas públicas, promovendo renda e sustentabilidade no campo”, explicou a consultora.

      A XXVI Marcha dos Prefeitos segue até o fim da semana em Brasília, reunindo lideranças de todo o país com o propósito de construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas istrações municipais. A aposta na colaboração regional e na valorização das vocações locais se consolida como um caminho eficaz para um Brasil mais equilibrado e sustentável.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247