“Golpe foi arquitetado e está provado: Bolsonaro será condenado”, afirma Rogério Correia
Deputado do PT-MG critica manobras da Câmara e diz que provas sobre tentativa de golpe são abundantes
247 - Em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou que o julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro vai resultar na condenação de Jair Bolsonaro. Para ele, as provas são “abundantes” e os depoimentos deixam cada vez mais claro que não houve “conversinha dentro das quatro linhas” ou “eio de manifestantes”, como tenta alegar Bolsonaro, mas sim uma articulação golpista concreta para impedir a posse de Lula.
Correia, que integrou a MI do 8 de Janeiro, destacou o impacto dos depoimentos de militares como o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, que afirmou à Polícia Federal que Bolsonaro solicitou apoio das Forças Armadas para viabilizar a chamada “minuta do golpe”. “Quando Freire Gomes confirma isso, junto com o outro comandante, me parece o óbvio. A tentativa de golpe é tão clara que nem os advogados de Bolsonaro tentam provar inocência, só buscam brechas técnicas para anular o processo”, destacou.
O deputado também criticou a recente manobra da Câmara dos Deputados, que tentou suspender ações penais contra os envolvidos no golpe, a partir de uma articulação em torno do caso de Alexandre Ramagem. “Aquela votação foi um absurdo. Foram 315 votos querendo ar a mão na cabeça de golpistas. É a direita fazendo graça com a democracia para tentar manter o apoio da extrema-direita”, lamentou.
Rogério Correia alertou ainda para o risco da impunidade e defendeu a retomada do debate sobre a reforma política no país. Ele relembrou que está parado no Congresso o chamado “Pacote pela Democracia”, proposto pelo governo Lula, com projetos que tipificam como crimes a tentativa de golpe e a abolição do Estado Democrático de Direito, incluindo a inelegibilidade para condenados. “Não é possível que precisemos de outro golpe para que esses projetos avancem. É inissível”, disse.
O deputado também comentou a atuação da mídia tradicional, que, segundo ele, minimiza os feitos do governo e atua para desinformar. “Lula vai à China, fecha grandes acordos e a imprensa prefere fazer fofoca sobre a Janja. Estão alinhados com interesses que não são os do povo brasileiro. Mas a população está atenta e saberá reconhecer quem defende a democracia.”
Por fim, reforçou a necessidade de eleger uma bancada progressista em 2026. “Se não mudarmos o perfil do Congresso, o país continuará sendo refém do centrão e da chantagem política. Precisamos enfraquecer a extrema-direita e isso só se faz com voto consciente e projeto político.” Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: