Protestos pró-Palestina cancelam amistoso entre Argentina e Israel
O amistoso marcado para sábado entre as seleções da Argentina e de Israel foi cancelado devido a protestos e reclamações recebidos pela Associação de Futebol Argentino (AFA); embora a AFA não tenha anunciado oficialmente o cancelamento, o atacante Gonzalo Higuaín disse que "finalmente foi feita a coisa certa" e destacou que "por bom senso" a equipe argentina não se apresentará em Israel; chargista Carlos Latuff retratou o episódio
BUENOS AIRES (Reuters) - O amistoso marcado para sábado entre as seleções da Argentina e de Israel foi cancelado devido a protestos e reclamações recebidos pela Associação de Futebol Argentino (AFA), informou a imprensa local.
Embora a AFA não tenha anunciado oficialmente o cancelamento, o atacante Gonzalo Higuaín disse à ESPN nesta terça-feira que "finalmente foi feita a coisa certa" e destacou que "por bom senso" a equipe argentina não se apresentará em Israel.
A organização do amistoso preparatório para a Copa do Mundo na Rússia provocou reações na Associação de Futebol da Palestina (AFP), que apelou à AFA para cancelar a apresentação da equipe do astro Lionel Messi.
"Eles não devem ser usados pelos políticos do governo israelense como uma ferramenta para normalizar o anexo ilegal da Jerusalém Oriental ocupada", disse a AFP em um comunicado.
Militantes da causa palestina também de manifestaram durante o treinamento da equipe argentina em Barcelona, onde exibiram cartazes e camisetas "alvicelestes" manchadas com tinta vermelha.
"Esta partida é como se comemorássemos o aniversário da ocupação das Malvinas, isso seria uma aberração", disse Husni Abdel Wahed, embaixador palestino na Argentina, à emissora de rádio Cooperativa de Buenos Aires.
O amistoso ocorreria em um momento de tensão devido ao reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como a capital de Israel. A comunidade internacional não reconhece a soberania israelense sobre toda a cidade, que abriga locais sagrados para as religiões muçulmana, judaica e cristã.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: