window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/industria/brasil-mira-retomada-do-protagonismo-na-engenharia-global-e-sinicon-lanca-podcast-para-debater-solucoes-para-o-setor' });
TV 247 logo
      HOME > Indústria

      Brasil mira retomada do protagonismo na engenharia global e SINICON lança podcast para debater soluções para o setor

      A área da construção civil cresceu 4,1% em 2024, informou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

      Construção Civil (Foto: Tânia Rego / Agência Brasil)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (SINICON) lança nesta terça-feira (20) o podcast Caminhos, uma iniciativa que visa aprofundar as discussões sobre os principais desafios e oportunidades do setor, conectando especialistas, empresários, autoridades e formadores de opinião em conversas estratégicas para o desenvolvimento do país. O setor de construção civil cresceu 4,1% em 2024 e fechou o ano com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 359,523 bilhões. De acordo com informações divulgadas em março pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram criadas mais de 230 mil novas vagas formais entre janeiro e outubro de 2024.

      O episódio de estreia traz uma entrevista exclusiva com Rafael Lucchesi, CEO da Tupy. “De 5% de participação no mercado mundial de engenharia, o Brasil ou a representar apenas 0,5%. Isso é um colapso”, afirmou ele, que também foi diretor da CNI e presidente do Conselho de istração do BNDES. 

      De acordo com a CBIC, o aumento acima de 4% é consequência de fatores como o aquecimento do mercado imobiliário pela retomada de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida; obras em função do ano eleitoral (2024), e o crescimento da economia brasileira. Em 2024, o valor do PIB (Produto Interno Bruto) subiu 3,4% e fechou o ano em R$ 11,7 trilhões.

      Segundo ele, a interrupção da política de crédito à exportação, em 2015, comprometeu o protagonismo do país em setores estratégicos como energia, infraestrutura e transporte. “Estamos encolhendo a economia ao abrir mão de um instrumento legítimo e eficaz”, completa.

      Durante o episódio, Lucchesi também discute os impactos econômicos e sociais dessa retração, defende a retomada de políticas públicas estratégicas e analisa os avanços do PL 5719/2023, projeto de lei que propõe um novo marco legal para o crédito à exportação.

      “A proposta do podcast é trazer conteúdo técnico com linguagem ível, promovendo um espaço de troca e reflexão sobre como a infraestrutura pode ser vetor de transformação econômica e social no Brasil”, afirma Humberto Rangel, diretor executivo do SINICON.

      A primeira temporada do Caminhos contará com 10 episódios, abordando temas como política industrial, transição energética, sustentabilidade, concessões, inovação tecnológica e os desafios do planejamento nacional. 

      Cada episódio trará convidados de diferentes áreas para contribuir com visões complementares, reforçando o compromisso do SINICON com o fortalecimento da engenharia brasileira e com a construção de um ambiente mais competitivo, moderno e estratégico para o país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados