window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/margem-equatorial/petrobras-solicita-ao-ibama-autorizacao-para-envio-de-sonda-a-margem-equatorial' });
TV 247 logo
      HOME > Margem Equatorial

      Petrobras solicita ao Ibama autorização para envio de sonda à Margem Equatorial

      Estatal espera resposta até 15 de maio para envio de navio-sonda e vistoria em centro de fauna em Oiapoque

      (Foto: Petrobrás)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Petrobras enviou um documento ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visando a obtenção da licença ambiental que permitiria a exploração de petróleo na Margem Equatorial. De acordo com a CNN Brasil, a companhia enviou na quarta-feira (30) uma carta ao presidente do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, solicitando autorização para mobilizar um navio-sonda à região.

      No documento, a estatal estabelece o prazo de 15 de maio para obter resposta do Ibama, alegando necessidade de iniciar os preparativos para a operação. A iniciativa reforça o plano da empresa de explorar a região, tema que tem gerado atritos dentro do governo federal.

      De acordo com a reportagem, a gerente geral de Licenciamento e Meio Ambiente da Petrobras, Daniele Lomba Zaneti Puelker, destacou que a petroleira já atendeu às exigências previstas em projeto previamente aprovado pelo Ibama, referente à limpeza do casco da sonda. A carta também reitera um pedido anterior para que seja realizada uma vistoria em uma unidade de estabilização de fauna construída no município de Oiapoque, no Amapá.

      Essa unidade faz parte do conjunto de exigências para obtenção do licenciamento ambiental que permita a perfuração de poços na área marítima conhecida como Margem Equatorial. Segundo a Petrobras, a instalação está pronta desde março e aguarda apenas a visita técnica do órgão fiscalizador. A companhia voltou a cobrar essa vistoria no início de abril.

      A possível exploração de petróleo na região tem sido motivo de embates dentro do Executivo. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério de Minas e Energia e a própria Petrobras defendem o avanço do projeto, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente têm apresentado resistência e adiado a decisão final sobre o licenciamento.

      Procurado pela reportagem, o Ibama informou que, até a noite de quarta-feira (30), o gabinete da presidência do instituto ainda não havia recebido oficialmente o novo ofício da Petrobras.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados