Lula atende catadores e revoga decreto que liberava importação de resíduos sólidos
Após pressão de associações, governo decide barrar entrada de recicláveis como papelão, vidro e alumínio usados no Brasil
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu revogar o decreto que permitia a importação de resíduos sólidos, medida que havia sido criticada por movimentos de catadores de materiais recicláveis. Segundo Paulo Cappelli, do Metrópoles, a decisão representa uma resposta direta à mobilização de trabalhadores da reciclagem, que temiam prejuízos econômicos com a entrada de material estrangeiro no mercado brasileiro.
A revogação ocorre dias após uma reunião entre lideranças de associações de catadores e representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro foi decisivo para a reavaliação da medida, que havia sido publicada em decreto anterior.
Com o recuo, materiais recicláveis como papelão, vidro e metais usados em latinhas — que antes estavam entre os tipos de resíduos sólidos com importação flexibilizada — voltarão a ser vetados para entrada no país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: