window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/midia/lawfare-usp-afasta-mascaro-apos-denuncias-anonimas-do-intercept' });
TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Lawfare: USP afasta Alysson Mascaro após denúncias anônimas do Intercept e decreto autoritário de Tarcísio

      Defesa do professor nega as acusações, apontando falta de materialidade e afirmando que Mascaro é alvo de crimes cibernéticos

      Alysson Mascaro (Foto: Reprodução Youtube)

      247 - A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) afastou cautelarmente o professor Alysson Mascaro, acusado de assédio sexual sem a apresentação de provas e atualmente alvo de uma ofensiva conduzida pelo governo bolsonarista de São Paulo. As denúncias anônimas de assédio e abuso sexual foram divulgadas inicialmente pelo site The Intercept Brasil e levaram à decisão do diretor Celso Campilongo, segundo informações da Folha de São Paulo nesta sexta-feira (13). 

      A medida permanecerá em vigor durante a sindicância, que deve ter um resultado preliminar em até 30 dias, diz o jornal. As denúncias incluem suposto abuso de autoridade e uso de influência no meio jurídico para intimidar alunos.

      A defesa do professor nega as acusações, apontando falta de materialidade e afirmando que Mascaro é alvo de crimes cibernéticos e perseguição. O professor registrou boletim de ocorrência contra perfis anônimos que disseminam calúnias, enquanto a sindicância apura os fatos relatados. 

      Nesta quarta-feira, mesmo dia em que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), editou decreto tratando do afastamento sumário de servidores públicos visando preservar a “moralidade istrativa”, o Centro Acadêmico XI de Agosto solicitou à Faculdade de Direito da USP o afastamento preventivo do professor, filósofo e jurista Alysson Mascaro por 180 dias de suas funções, em razão das denúncias anônimas.

      Mascaro vem denunciando publicamente a intensa campanha de perseguição e difamação nas redes sociais. Segundo ele, a ação criminosa, que se iniciou em agosto de 2023, envolve a criação de diversos perfis falsos que, sob o manto do anonimato, espalham mentiras e ofensas sobre sua vida pessoal e profissional.

      Leonardo Attuch, no X: Lawfare: Alysson Mascaro acaba de ser afastado da USP após denúncias anônimas do Intercept e um decreto de Tarcísio que permite o afastamento liminar antes da sindicância. Alysson está sendo afastado porque é marxista e vítima de homofobia e dos que invejam seu sucesso acadêmico.

      Joaquim de Carvalho, no X: Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, afasta Alysson Mascaro, e esmaga o princípio da presunção de inocência. Não há prova contra o professor, apenas denúncias anônimas. Mas seu afastamento, sem processo istrativo, representa uma condenação. Vergonhoso.

      Hildegard Angel, no X: Denúncias anônimas e decreto autoritário, assim, na base da covardia, fica fácil derrotar os adversários. E sempre procurando desqualificar através de insinuações de conteúdo sexual. Assim faz a direita desde que o mundo é mundo.

       

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados