window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/apos-encontro-com-dilma-xi-jinping-pede-mais-projetos-verdes-nos-paises-em-desenvolvimento' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Após encontro com Dilma, Xi Jinping pede mais projetos verdes nos países em desenvolvimento

      Presidente da China visitou o Banco dos Brics nesta terça e destacou o papel da instituição na transformação sustentável do Sul Global

      Dilma e Xi Jinping, na sede do NDB (Foto: Divulgação / NDB)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da China, Xi Jinping, visitou nesta terça-feira (29) a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, em Xangai, onde se reuniu com a presidenta da instituição, Dilma Rousseff. A notícia foi divulgada pela agência chinesa Xinhua. Recebido por Dilma, que estava acompanhada dos quatro vice-presidentes e de funcionários do banco, Xi parabenizou a brasileira por sua reeleição no comando da instituição. Em sua fala, destacou que o NDB é “a primeira instituição multilateral de desenvolvimento criada e liderada por mercados emergentes e países em desenvolvimento”.

      Para o presidente chinês, o banco representa “uma iniciativa pioneira para a unidade e o fortalecimento do Sul Global”, estando em sintonia com o movimento histórico por uma governança global mais justa e inclusiva. Ele destacou que a cooperação entre os países do Brics alcançou uma nova etapa de desenvolvimento de alta qualidade, e que o NDB está entrando em seu “segundo decênio de ouro”.

      Durante o encontro, Xi Jinping defendeu que o banco priorize projetos verdes, tecnológicos e de baixo custo voltados para os países em desenvolvimento. “O banco precisa melhorar sua gestão e operação, implementar mais projetos de tecnologia e de finanças verdes, e ajudar os países em desenvolvimento a superar a exclusão digital e acelerar a transformação verde e de baixo carbono”, afirmou.

      Ao abordar a reforma da arquitetura financeira internacional, Xi enfatizou que o banco deve amplificar a voz do Sul Global, proteger os direitos legítimos dessas nações e apoiá-las em seus processos de modernização.

      Xi também reafirmou o compromisso da China com o fortalecimento do banco. “Como país-sede, a China sempre apoiará as operações e o desenvolvimento do Novo Banco de Desenvolvimento”, disse, acrescentando que seu governo está disposto a compartilhar experiências de desenvolvimento com os países membros e a fornecer mais bens públicos internacionais por meio da instituição.

      A visita de Xi Jinping não apenas confirma o protagonismo crescente do Banco dos Brics, como também reforça o prestígio internacional de Dilma Rousseff em sua condução da entidade. O discurso do líder chinês revela a aposta estratégica do bloco em soluções sustentáveis e inovadoras para impulsionar o crescimento dos países em desenvolvimento. Assista a entrevista recente da presidenta Dilma Rousseff à TV 247:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados