Chanceler chinês insta os países do BRICS a servirem como principal força na salvaguarda da igualdade e da justiça no mundo
Defesa do multilateralismo e luta contra o hegemonismo estiveram no foco do discurso do chanceler chinês na reunião do BRICS
247 - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu na terça-feira (29) que os países do BRICS permaneçam firmes nos princípios e sirvam como a principal força na salvaguarda da justiça e da igualdade globais diante do hegemonismo, informa a Xinhua.
Wang, que é também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez o apelo em uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países membros do BRICS e parceiros realizada no Rio de Janeiro.
Durante a reunião presidida pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, chanceleres e representantes de alto nível discutiram o fortalecimento da cooperação do Sul Global e a defesa do multilateralismo.
Wang informou que o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita especial na terça-feira à sede do Novo Banco de Desenvolvimento do grupo BRICS, enviando um forte sinal do firme apoio da China ao banco. A China espera que o banco e a família BRICS avancem juntos no caminho da modernização.
Diante do hegemonismo, as nações do BRICS devem permanecer firmes em seus princípios e servir como a principal força na salvaguarda da justiça e da equidade, disse ele.
Primeiro, salvaguardar o papel central das Nações Unidas. O "grande BRICS" deve continuar a defender ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, salvaguardar o sistema multilateral de comércio e construir um sistema de governança global mais justo e equitativo, disse Wang.
Em segundo lugar, promover a solução pacífica de disputas. Wang afirmou que os países do BRICS devem promover a visão de uma segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável e manter o compromisso de resolver disputas e diferenças por meios pacíficos.
A China está disposta a trabalhar com a comunidade internacional, especialmente os países do BRICS, para construir um consenso internacional sobre uma resolução política para a crise na Ucrânia, observou ele.
Os países do BRICS apoiam o plano de recuperação e reconstrução de Gaza endossado pelos países árabes e islâmicos e defendem firmemente o princípio de "Os palestinos governando a Palestina", disse Wang.
Terceiro, promover um ambiente internacional aberto e cooperativo.
Wang disse que os membros do BRICS devem manter suas portas abertas e estender a mão acolhedora para ajudar os países parceiros a se integrarem profundamente ao bloco e participarem plenamente da cooperação.
Os ministros das Relações Exteriores presentes na reunião concordaram que, em meio ao aumento das tensões geopolíticas e do protecionismo crescente, a prioridade urgente é defender o multilateralismo, aderir aos propósitos e princípios da Carta da ONU e salvaguardar o papel central das Nações Unidas no sistema internacional.
Eles também expressaram preocupação de que as "tarifas recíprocas" possam interromper as cadeias de suprimentos globais e aumentar a incerteza no cenário internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: