window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/china-e-azerbaijao-estabelecem-parceria-estrategica-abrangente' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China e Azerbaijão estabelecem parceria estratégica abrangente

      Xi destacou que a China apoia o Azerbaijão na defesa da continuidade de um caminho de desenvolvimento autônomo e de sua integridade territorial

      O presidente chinês, Xi Jinping, realiza uma cerimônia de boas-vindas ao presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, na praça em frente ao portão leste do Grande Salão do Povo, antes de suas conversas em Pequim, capital da China, em 23 de abril de 2025. Xi conversou com Aliyev, que está em visita de Estado à China, em Pequim nesta quarta-feira (23/04/2025) (Foto: Xinhua/Rao Aimin)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta quarta-feira (23), em Pequim, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e firmaram um acordo de parceria estratégica abrangente após uma reunião bilateral. As informações são da agência Xinhua

      Os dois líderes anunciaram oficialmente o estabelecimento da parceria entre os dois países. 

      Xi destacou que a China apoia o Azerbaijão na defesa de sua soberania nacional, independência e integridade territorial, bem como na continuidade de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.

      Xi também declarou que a China está disposta a promover uma cooperação aprofundada em segurança e aplicação da lei, a fim de combater com firmeza as chamadas "três forças do mal": terrorismo, extremismo e separatismo.

      Xi também defendeu o estímulo a parcerias nos campos da educação, cultura, turismo, juventude e entre regiões e governos locais.

      Bem como o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países e "a promoção de uma cooperação de alta qualidade na Iniciativa Cinturão e Rota", cita a Xinhua. 

      Segundo Xi, diante das tarifas comerciais de 145% impostas pelos Estados Unidos, a China "está disposta a trabalhar com o Azerbaijão para defender o sistema internacional com a ONU em seu núcleo, manter a ordem baseada no direito internacional, proteger firmemente os interesses legítimos de ambos os países e defender a equidade e a justiça internacionais". 

      Da sua parte, presidente Ilham Aliyev destacou que Azerbaijão e China sempre mantiveram respeito e confiança mútuos, mesmo diante de "transformações globais inéditas em um século", citou a Xinhua. Ele ressaltou que a cooperação bilateral tem se aprofundado, as relações econômicas e comerciais se desenvolvem rapidamente e os intercâmbios locais se tornaram mais próximos.

      Aliyev reafirmou que seu país segue firmemente o princípio de Uma Só China, reconhecendo Taiwan como parte inalienável do território chinês, e apoia todos os esforços do governo chinês para alcançar a reunificação nacional.

      Ele afirmou ainda que o conceito de construção de uma "Comunidade de Futuro Compartilhado para a Jumanidade" e as "Três Grandes Iniciativas Globais" propostas por Xi Jinping são benéficos para a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais, e acrescentou que o Azerbaijão valoriza e apoia ativamente essas propostas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados