window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Paladino', 'page_url': '/mundo/china-inaugura-primeira-estacao-hibrida-de-armazenamento-de-energia-com-litio-e-sodio-e-acelera-transicao-energetica' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China inaugura primeira estação híbrida de armazenamento de energia com lítio e sódio e acelera transição energética

      Instalação inovadora em Yunnan amplia uso de baterias de sódio e fortalece segurança energética da China diante da dependência de insumos importados

      Estação de Armazenamento de Energia Baochi, primeira estação híbrida de grande porte da China com armazenamento de energia de lítio-sódio, entra em operação na Província de Yunnan, no Sudoeste do país. (Foto: CCTV News)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Guilherme Paladino, de Pequim, para o 247 - A China deu, neste domingo (25), um o decisivo em sua estratégia de independência tecnológica e transição energética com a inauguração da primeira estação de armazenamento de energia híbrida de grande escala com baterias de lítio e sódio. Localizada na província de Yunnan, no sudoeste do país, a Estação de Armazenamento de Energia Baochi combina as vantagens operacionais de ambas as tecnologias, abrindo novas possibilidades para o uso de baterias de sódio em larga escala, informa reportagem do Global Times.

      A instalação ocupa uma área de aproximadamente 3,3 hectares — o equivalente a cinco campos de futebol — e tem capacidade instalada de 400 megawatts-hora. Segundo a imprensa estatal, a estação é capaz de armazenar e liberar anualmente 580 milhões de quilowatts-hora de eletricidade — suficiente para abastecer quase 270 mil residências. Cerca de 98% da energia armazenada provém de fontes renováveis, como usinas solares e eólicas da região.

      “O sistema híbrido permite uma integração mais estável das renováveis em larga escala à rede elétrica e viabiliza a participação futura no mercado de comercialização de energia”, explicou Wu Bin, vice-gerente do projeto, ao canal estatal CCTV.

      Entre os diferenciais da nova estação está o uso da primeira bateria de sódio de grande capacidade desenvolvida na China, que tem velocidade de resposta seis vezes maior que modelos anteriores. As baterias de sódio também operam de forma estável em uma faixa de temperatura ampla, entre -20 °C e 45 °C, e apresentam uma vida útil mais longa do que as baterias de lítio convencionais.

      Além da performance técnica, o baixo custo das matérias-primas das baterias de sódio — obtidas de minas de sal, água do mar e lagos salinos — representa um importante avanço estratégico. Enquanto cerca de 70% dos materiais usados nas baterias de lítio na China são importados, os recursos de sódio são abundantes no próprio território chinês. Somente o Lago Salgado de Chaka, no oeste do país, possui reservas de sódio 500 vezes superiores às reservas globais de lítio, segundo especialistas citados pela CCTV.

      Atualmente, o armazenamento por baterias de íon-lítio domina 97% do mercado chinês, mas o crescimento exponencial da demanda por lítio vem gerando alertas sobre possíveis gargalos de suprimento e vulnerabilidades geopolíticas. A aposta em tecnologias como o sódio surge como uma alternativa nacional, segura e economicamente viável para garantir a estabilidade da rede elétrica em um país que já possui mais de 60 milhões de quilowatts em capacidade instalada de fontes renováveis apenas em Yunnan.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados