window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/mundo/crescimento-da-zona-do-euro-desacelera-mas-criacao-de-empregos-surpreende' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Crescimento da zona do euro desacelera, mas criação de empregos surpreende

      PIB do bloco subiu 0,3% no primeiro trimestre, abaixo do previsto, mas mercado de trabalho segue resiliente com alta no emprego

      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      FRANKFURT, 15 de maio (Reuters) - A economia da zona do euro cresceu mais lentamente no primeiro trimestre do que o estimado inicialmente, mas o emprego se manteve bem, indicando que o bloco continua criando empregos apesar de anos de expansão anêmica, mostraram dados da Eurostat nesta quinta-feira.

      O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% nos primeiros três meses, abaixo da estimativa inicial de 0,4%, mas ainda assim foi uma melhora em relação ao trimestre anterior, pois a indústria finalmente se expandiu e o crescimento do emprego também acelerou.

      Em comparação com o ano anterior, a economia do bloco cresceu 1,2%, o mesmo que três meses antes, em linha com o que o BCE considera ser o potencial do bloco.

      Embora a zona do euro tenha consistentemente tido um desempenho inferior ao dos EUA nos últimos anos, a taxa de crescimento trimestral de 0,3% é muito melhor do que a contração de 0,3% relatada nos EUA, que em grande parte foi um reflexo do aumento das importações antes das tarifas.

      Enquanto isso, o emprego na zona do euro cresceu 0,3% em comparação ao trimestre anterior, o maior número em quatro trimestres, provavelmente aliviando os temores de que o crescimento fraco poderia finalmente levar as empresas a começar a demitir funcionários.

      O desemprego tem se mantido em níveis historicamente baixos durante todo o ano, frustrando algumas expectativas de que, sem perspectiva de uma recuperação significativa no crescimento, as empresas poderiam reavaliar seus planos de continuar retendo trabalhadores.

      Entre as maiores economias do bloco, a Alemanha cresceu 0,2%, a França 0,1%, a Itália 0,3% e a Espanha 0,6% em relação ao trimestre anterior.

      Reportagem de Balazs Koranyi; Edição de Alex Richardson

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados