DeepSeek afirma que seu modelo de IA supera rivais na geração de imagens
Modelo Janus-Pro-7B superou o DALL-E 3 da OpenAI e o Stable Diffusion da Stability AI
(Reuters) – O novo modelo de inteligência artificial de código aberto da DeepSeek superou os modelos da Stability AI e da OpenAI, apoiada pela Microsoft, em testes de benchmark para geração de imagens, afirmou a startup chinesa em um relatório técnico nesta segunda-feira.
Segundo a empresa, o modelo Janus-Pro-7B superou o DALL-E 3 da OpenAI e o Stable Diffusion da Stability AI no ranking de desempenho de geração de imagens a partir de comandos de texto.
O novo modelo é uma atualização do Janus, lançado no final do ano ado, e vem logo após o lançamento de um assistente baseado no modelo DeepSeek-V3, que se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado na App Store da Apple nos Estados Unidos.
As ações de empresas de tecnologia como Nvidia e Oracle sofreram queda nesta segunda-feira, após a DeepSeek, com sede na China, afirmar que seu modelo DeepSeek-V3 lidera o ranking de modelos de código aberto.
De acordo com o relatório técnico da DeepSeek, o novo modelo melhora o desempenho do Janus ao aprimorar os processos de treinamento, a qualidade dos dados e o tamanho do modelo, resultando em maior estabilidade das imagens e detalhes mais ricos.
O Janus-Pro alcançou resultados visuais mais estáveis e atrativos ao adicionar 72 milhões de imagens sintéticas de alta qualidade, equilibradas com dados do mundo real, acrescentou o relatório.
A startup destacou que a versão maior do modelo, com até 7 bilhões de parâmetros, melhorou a velocidade de treinamento, a precisão na geração de imagens a partir de texto e a compreensão de tarefas.
OpenAI e Stability AI não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: