É inaceitável que a União Europeia queira falar com a Rússia usando linguagem de superioridade, diz Lavrov
O chanceler russo rechaçou a tentativa de líderes europeus de criar uma coalizão anti-Rússia na guerra da Ucrânia
247 - Em entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, publicada no canal do Telegram, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que seu país não tolerará a postura de superioridade da União Europeia. ]
Lavrov afirmou também que a ideia da União Europeia (UE) de formar uma coalizão para enviar tropas à Ucrânia demonstra um desejo de superioridade, de sua suposta capacidade de decidir o que quiser, ignorando as opiniões dos outros ".
"Esta não é a maneira de falar com a Rússia”, enfatizou.
De acordo com o Ministro das Relações Exteriores russo, os líderes da França, Alemanha e Reino Unido, com seus "slogans abertamente belicosos" e ameaças contra a Rússia, querem "manter o poder ". Em particular, ele descreveu as posições de Emmanuel Macron, Friedrich Merz e Keir Starmer como hostis e agressivas em suas ameaças à Federação Russa.
No entanto, ele reiterou a disposição do presidente Vladimir Putin de abordar quaisquer questões. "É claro que somos pessoas educadas e esperamos decência daqueles que inevitavelmente se dirigem a nós", observou o ministro.
Sergei Lavrov aproveitou a oportunidade para rejeitar as ameaças de Bruxelas aos líderes dos estados-membros da UE sobre sua decisão de visitar Moscou para comemorar o 80º aniversário da vitória sobre o nazismo . "É incompreensível como a União Europeia quer abertamente renovar a ideologia europeia do nazismo, onde ela se originou, onde foi destruída e categoricamente proibida pelo Tribunal de Nuremberg, até mesmo dentro da Europa", observou ele.
A ministra das Relações Exteriores da União Europeia, Kaja Kallas, notificou os países que manifestaram disposição de ir à Rússia para a comemoração que ela não via com bons olhos a participação deles no desfile de 9 de maio na capital russa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: