window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/governo-lula-alerta-eua-que-tarifas-de-trump-podem-afetar-relacoes-comerciais' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Governo Lula alerta EUA que tarifas de Trump podem afetar relações comerciais

      Documento foi enviado ao representante comercial dos EUA ressaltando riscos de medidas unilaterais

      Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou os Estados Unidos de que a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pode comprometer "severamente" as relações comerciais entre os dois países. A informação foi divulgada pelo G1.

      A manifestação foi encaminhada após o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, abrir uma consulta pública sobre as novas tarifas anunciadas pela Casa Branca. Desde que reassumiu o cargo, Trump tem implementado uma série de medidas para proteger a indústria nacional, incluindo a aplicação de tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados — uma decisão que atinge diretamente a indústria siderúrgica brasileira.

      "O governo do Brasil reconhece os esforços do governo dos Estados Unidos para promover o desenvolvimento industrial e a criação de empregos nos Estados Unidos, uma política pública legítima que também é perseguida pelo governo brasileiro", diz o documento. No entanto, o texto destaca que "o Brasil insta os Estados Unidos a priorizar o diálogo e a cooperação em vez da imposição de restrições comerciais unilaterais, cujos riscos podem alimentar uma espiral negativa de medidas que poderiam comprometer severamente nossa relação comercial mutuamente benéfica".

      Reação diplomática e busca por negociação

      Segundo fontes diplomáticas, o governo brasileiro tem tentado evitar um conflito comercial direto com Washington, apostando na negociação como caminho para resolver o ime. Os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) têm mantido reuniões com representantes do governo Trump na tentativa de encontrar uma solução consensual.

      Em declarações públicas, o presidente Lula tem defendido a reciprocidade, ou seja, a possibilidade de o Brasil impor tarifas equivalentes sobre produtos norte-americanos como resposta às medidas de Trump. Contudo, o governo tem mostrado cautela para evitar uma escalada comercial que possa prejudicar setores estratégicos da economia brasileira.

      "O governo brasileiro continua disponível, junto com o governo dos Estados Unidos, a lidar com as atuais e futuras questões comerciais, a beneficiar os nossos países, trabalhadores e indústrias", conclui o documento enviado ao governo americano.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados