Harvard processa governo Trump para impedir o congelamento de recursos federais
Bloqueio de subsídios compromete diretamente as atividades de pesquisa científica e médica da instituição
247 – A Universidade de Harvard entrou na Justiça contra o governo dos Estados Unidos para impedir o congelamento de mais de US$ 2,2 bilhões em subsídios federais. O bloqueio dos recursos compromete diretamente as atividades de pesquisa científica e médica da instituição, uma vez que essas áreas dependem do financiamento público.
O embate entre o governo norte-americano e a instituição ganhou força depois que a istração de Donald Trump enviou uma carta a Harvard, no início deste mês, exigindo reformas nas políticas de issão da universidade, além de mudanças istrativas na instituição.
Em resposta, o presidente interino de Harvard, Alan Garber, afirmou que a universidade não cederia às pressões políticas. “Nenhum governo — independentemente do partido que estiver no poder — deve ditar o que universidades privadas podem ensinar, quem podem itir ou contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”, afirmou Garber.
Poucas horas após o posicionamento, o governo de Trump suspendeu o ree de bilhões de dólares em recursos. A pressão faz parte de uma estratégia do republicano de usar o financiamento público como instrumento para moldar o comportamento das universidades, forçando-as a se alinhar à agenda política trumpista.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: