IA e Elon Musk são as maiores ameaças à reputação das marcas, diz pesquisa global
Levantamento foi realizado com mais de 100 líderes mundiais de relações públicas
247 – Uma nova pesquisa com mais de 100 líderes globais de relações públicas identificou dois dos caminhos mais arriscados para a reputação de uma marca hoje: associar-se ao bilionário Elon Musk e fazer uso indevido de inteligência artificial. A informação é do jornal The Guardian.
O levantamento foi conduzido pelo Global Risk Advisory Council e encomendado pela norte-americana Global Situation Room. Segundo Brett Bruen, representante da empresa, o relatório funciona como um "alerta claro" para CEOs sobre o impacto de decisões que desagradam consumidores e investidores. "Se desperdiçar esse apoio, ele não voltará tão cedo", afirmou.
O estudo mostra que quase 30% dos entrevistados — de 17 países e 58 setores, incluindo ex-chefes de Estado — indicam que uma conexão com Musk, seja positiva ou negativa, tende a atrair grande escrutínio público. O empresário, que hoje é o homem mais rico do mundo, ou a ter influência direta no novo governo de Donald Trump e estaria à frente do “Departamento de Eficiência Governamental” (Doge), uma força-tarefa voltada ao corte de gastos no orçamento.
Ainda assim, o que é mais preocupante para as marcas é a “criação de deepfakes, desinformação, decisões enviesadas ou aplicações antiéticas que causam danos ou manipulam a percepção pública”, informou a pesquisa. Esse tipo de cobertura foi indicado como “o mais provável de gerar atenção negativa na mídia online”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: