window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/mundo/italia-retoma-a-transferencia-de-migrantes-para-centros-de-processamento-na-albania' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Itália retoma a transferência de migrantes para centros de processamento na Albânia

      Um navio da Marinha Italiana, o Cassiopea, chegou ao porto albanês de Shengjin, transportando 49 migrantes resgatados

      (Foto: Alessandro Di Meo/ANSA)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Itália retomou a transferência de migrantes para centros de processamento na Albânia, apontaram relatos da mídia nesta terça-feira (28). Um navio da Marinha Italiana, o Cassiopea, chegou na madrugada ao porto albanês de Shengjin, transportando 49 migrantes resgatados no fim de semana em águas internacionais ao sul da ilha italiana de Lampedusa.

      De acordo com a agência ANSA, a maioria dos migrantes a bordo era de Bangladesh, enquanto outros eram oriundos do Egito, da Costa do Marfim e da Gâmbia. Os migrantes serão levados para um centro de processamento operado pela Itália na Albânia, destinado a quem pediu asilo e que seja proveniente de um país considerado “seguro”, conforme a legislação aprovada pelo governo italiano em dezembro.

      O próximo destino deles será Gjader, um centro de processamento localizado a poucos quilômetros do porto de Shengjin, onde vão esperar a análise de seus pedidos de asilo.

      Juízes italianos bloquearam a detenção de 12 migrantes enviados para os centros albaneses em outubro, argumentando que seus países de origem não eram seguros para repatriação.

      Pedido negado

      Autoridades italianas negaram asilo a 43 migrantes realocados para a Albânia, e observadores afirmaram que eles foram impedidos de contratar advogados. "A comissão está claramente operando em linha com o desejo expresso do governo de rejeitar os pedidos de asilo, em violação à legislação internacional, europeia e constitucional", afirmou o Conselho de Asilo e Imigração TAI em um comunicado.

      "Essas são decisões que envolvem as vidas de requerentes de asilo que têm histórias terríveis de violência e tortura, e não podem ser tomadas em um período tão curto de tempo sem a possibilidade de ajuda jurídica".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados