Marco Rubio: "Rússia prepara documento com exigências para cessar-fogo na Ucrânia"
Secretário de Estado dos EUA afirma que Moscou e Kiev estão elaborando propostas para avançar nas negociações
247 - Em entrevista à CBS News, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, revelou que a Rússia está preparando um documento com suas exigências para um cessar-fogo na Ucrânia. Rubio afirmou que Kiev também está preparando sua própria proposta, com o objetivo de iniciar negociações mais amplas para encerrar o conflito.
"Ele [Sergey Lavrov] me explicou que eles iriam preparar um documento com antecedência que definiria suas demandas por um cessar-fogo, o que levaria a negociações mais amplas. Obviamente, o lado ucraniano trabalhará em sua própria proposta, e espero que ela seja apresentada em breve", disse Rubio à CBS News.
A conversa telefônica entre Rubio e Lavrov ocorreu na tarde de 17 de maio, por iniciativa dos Estados Unidos. Durante o diálogo, Rubio saudou o acordo entre Moscou e Kiev sobre a troca de prisioneiros, conforme a fórmula "1000 por 1000". O Kremlin informou que as autoridades russas e ucranianas concordaram em trocar uma lista de condições para um cessar-fogo durante as negociações em Istambul.
Em entrevista à CBS News, Lavrov afirmou que a Rússia está pronta para chegar a um acordo com os Estados Unidos sobre a Ucrânia, embora alguns elementos ainda precisem ser ajustados. "O presidente dos Estados Unidos acredita, e eu acho que com razão, que estamos avançando na direção certa", disse Lavrov. Ele também destacou que as negociações são confidenciais e que não é apropriado divulgar detalhes antes de sua conclusão.
Lavrov enfatizou a necessidade de garantias firmes de que a Ucrânia não utilizará o tempo de trégua para reconstruir seu aparato militar. Ele também reiterou que a Crimeia é um "fato consumado" e que a Rússia não negocia seu próprio território. "A Rússia não negocia o seu território", afirmou Lavrov.
As negociações entre Rússia e Estados Unidos ocorrem em meio a esforços para restaurar o diálogo e resolver o conflito na Ucrânia. Ambos os lados expressaram disposição para cooperar e manter contatos regulares, incluindo a preparação para uma reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.
Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem pressionado por um cessar-fogo e proposto um plano para encerrar a guerra. No entanto, a Rússia estabeleceu uma série de condições para aceitar um acordo de cessar-fogo total, incluindo garantias de que a Ucrânia não usará o período de trégua para se rearmar ou recrutar novos militares, além da interrupção do financiamento de envio de armas para Kiev.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: