Presidente da Indonésia manifesta apoio à entrada da Tailândia no BRICS
Prabowo Subianto manifesta apoio à adesão tailandesa ao bloco durante encontro com a primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra
247 - Durante visita oficial a Bangkok, o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, declarou apoio integral à intenção da Tailândia de aderir ao BRICS. A declaração foi feita em coletiva de imprensa conjunta com a primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra. As informações são da TV BRICS.
"A Indonésia apoia plenamente os esforços da Tailândia para se tornar membro do BRICS, e estamos prontos para ajudar a facilitar esse processo", afirmou Prabowo Subianto.
A visita oficial do presidente indonésio à Tailândia incluiu discussões sobre cooperação em economia, segurança e desenvolvimento regional. Na ocasião, Tailândia e Indonésia elevaram oficialmente suas relações bilaterais ao nível de parceria estratégica.
A Tailândia tornou-se país parceiro do BRICS em 1º de janeiro de 2025, após aceitar o convite da Rússia durante sua presidência rotativa do bloco. O status de país parceiro implica participação permanente nos mecanismos do BRICS, sem direito a voto, e é considerado um o importante para uma eventual adesão plena.
A Indonésia, por sua vez, tornou-se oficialmente o 10º membro do BRICS em 6 de janeiro de 2025, após aprovação unânime dos membros do bloco durante a cúpula de Joanesburgo em 2023.
A ampliação do BRICS reflete o crescente interesse de países emergentes em integrar o grupo, que busca promover um paradigma mais inclusivo na governança global. Além da Tailândia e da Indonésia, outros países como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Uganda e Uzbequistão também se tornaram parceiros do BRICS em 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: