Putin afirma que Dia da Vitória é feriado sagrado para a Rússia e outros países pós-soviéticos
Em fórum em Volgogrado, presidente russo defende arquitetura de segurança igualitária e combate ao renascimento do nazismo
247 - Durante o fórum internacional "Grande Patrimônio – Futuro Comum", realizado em Volgogrado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugeriu a criação de uma comissão conjunta entre Rússia e Bielorrússia para preservar a memória histórica da Grande Guerra Patriótica (1941-1945). A proposta visa consolidar esforços para defender a verdade sobre o conflito e impedir o ressurgimento do nazismo.
Putin destacou a importância de envolver especialistas e historiadores renomados dos dois países na comissão, com o objetivo de unir forças públicas e políticas, especialmente entre os jovens, em torno de projetos que "valorizem o heroísmo do povo soviético durante a Segunda Guerra Mundial".
O presidente russo também enfatizou a necessidade de construir uma nova arquitetura de segurança internacional que seja igualitária e indivisível, protegendo todos os estados sem comprometer a segurança de outros. Ele sugeriu que essa estrutura poderia se basear em formas multilaterais de cooperação já existentes, como o Estado da União, a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), a Comunidade de Estados Independentes (CEI), a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), o BRICS e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Putin alertou para a necessidade de combater o renascimento do nazismo e a disseminação de ideias destrutivas como a russofobia, o antissemitismo e qualquer forma de racismo e intolerância étnica e religiosa. Ele ressaltou que é essencial resistir a tentativas de impor o "excepcionalismo de alguém", que serve como pretexto para reivindicações de domínio global e interferência nos assuntos internos de estados soberanos.
Durante o evento, Putin também afirmou que o Dia da Vitória é um feriado sagrado para a Rússia e outros países pós-soviéticos, destacando a resiliência e bravura do Exército Vermelho e a unidade do povo soviético multinacional. Ele expressou esperança de que líderes de vários países compareçam às celebrações do Dia da Vitória em Moscou, valorizando a participação de formações militares estrangeiras no Desfile da Vitória na Praça Vermelha.
O fórum reuniu líderes parlamentares, figuras públicas, acadêmicos e especialistas de cerca de 20 países, incluindo o Sudeste Asiático, Europa e América Latina, para discutir a preservação da memória histórica, valores morais e espirituais compartilhados e a educação da geração mais jovem no espírito de patriotismo e responsabilidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: