"Relações estáveis com a China fortalecem a estabilidade global", diz Putin
Presidente russo destacou relações bilaterais "estratégicas e profundas” com a China em meio ao crescimento da importância da região Ásia-Pacífico no mundo
247 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que as relações confiáveis e estáveis entre Moscou e Pequim são um fator importante para a estabilidade mundial. A declaração foi feita em um documentário transmitido neste domingo (4) pelo canal estatal russo Rossiya-1, segundo a agência chinesa Xinhua.
Putin destacou que, ao assumir pela primeira vez a presidência da Rússia há 25 anos, já era possível perceber os sinais de que o centro do crescimento econômico global começaria a se deslocar para a região da Ásia-Pacífico. Desde então, segundo ele, Moscou tem intensificado seus laços com a China.
“As relações bilaterais são hoje estratégicas e profundas”, afirmou Putin, ressaltando que, mesmo diante de um cenário internacional marcado por crescente instabilidade, o elo entre os dois países se manteve sólido. “Temos relações confiáveis e estáveis que, pelo simples fato de existirem, reforçam a estabilidade no mundo”, declarou.
As falas do líder russo ocorrem em um contexto de aprofundamento das parcerias entre China e Rússia em áreas como energia, infraestrutura, defesa e comércio, especialmente após o início da guerra na Ucrânia, que afastou Moscou dos países ocidentais e aproximou ainda mais os dois aliados estratégicos.
Pequim tem reiterado sua neutralidade quanto ao conflito na Ucrânia, mas mantém uma aliança cada vez mais visível com o Kremlin, incluindo encontros regulares entre Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, além de projetos de cooperação econômica de longo prazo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: