Tratado de água entre Índia e Paquistão permanece suspenso apesar do cessar-fogo, dizem fontes
O Tratado das Águas do Indo, mediado pelo Banco Mundial em 1960, regulamenta a divisão das águas do Rio Indo e afluentes entre as nações do Sul da Ásia
NOVA DÉLHI/KARACHI, (Reuters) - Um importante pacto de compartilhamento de água entre a Índia e o Paquistão continua suspenso, disseram quatro fontes governamentais à Reuters, apesar dos países terem chegado a um acordo de cessar-fogo no sábado, após dias de combates mortais .
O Tratado das Águas do Indo, mediado pelo Banco Mundial em 1960, regulamenta a divisão das águas do Rio Indo e seus afluentes entre as nações do Sul da Ásia. A Índia desistiu do programa no mês ado após um ataque mortal contra turistas hindus na Caxemira , que segundo o país foi apoiado por Islamabad.
O Paquistão negou envolvimento na violência e disse que estava preparando uma ação legal internacional sobre a suspensão do tratado, que garante água para 80% de suas fazendas. "O Tratado das Águas do Indo não fazia parte das discussões (de cessar-fogo)", disse uma fonte do Ministério da Água do Paquistão.
Uma fonte do governo indiano também disse à Reuters que "não houve mudança de posição" em relação ao tratado. Não houve resposta imediata do Ministério das Relações Exteriores da Índia sobre o assunto, nem de autoridades do Ministério da Água do Paquistão e do Ministro da Informação.
O pacto foi uma das muitas medidas de retaliação tomadas pelas nações do Sul da Ásia após o ataque à Caxemira, incluindo o fechamento de fronteiras terrestres, a suspensão do comércio e uma pausa na emissão de quase todas as categorias de vistos para os cidadãos uns dos outros.
Duas fontes do governo indiano disseram à Reuters que todas as medidas tomadas contra o Paquistão, incluindo sobre comércio e vistos, permaneceriam em vigor, apesar da pausa na violência entre os países. O Ministério das Relações Exteriores da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto.
Índia e Paquistão se envolvem em confrontos diários desde quarta-feira, quando a Índia atacou vários locais no Paquistão que ela disse serem "campos terroristas". Os combates foram interrompidos na noite de sábado, com os países chegando ao que o Paquistão chamou de "acordo de cessar-fogo" e a Índia pedindo um acordo para "interromper todos os disparos e ações militares".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: