window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/mundo/trump-diz-a-zelensky-que-acordo-por-terras-raras-e-justo-e-alerta-voce-esta-brincando-com-a-vida-de-milhoes-de-pessoas' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump diz a Zelensky que acordo por terras raras é justo e alerta: "Você está brincando com a vida de milhões de pessoas"

      Presidente dos EUA também disse a Zelensky que, uma vez concluído um acordo de paz com a Rússia, a Ucrânia não precisará de muita segurança

      Trump e Zelensky se reúnem na Casa Branca - 28/02/2025 (Foto: REUTERS/Brian Snyder)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (28) que espera que os Estados Unidos ganhem muito dinheiro com o acordo de minerais com a Ucrânia e que usarão esses recursos para impulsionar a Inteligência Artificial (IA) e as forças armadas. 

      "Vai ser muito dinheiro ganho com a venda e o uso de terras raras, e, como sabem, nosso país não tem muitas terras raras. Temos muito petróleo e gás, mas não temos muitas terras raras," disse Trump a jornalistas no início de sua reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, de acordo com a agência Sputnik.

      "Vamos usar isso, aproveitar, para todas as coisas que fazemos, incluindo IA, armas e as forças armadas", acrescentou. 

      Segundo Trump, o acordo com a Ucrânia sobre minerais críticos é justo e ele o á hoje após o almoço com o presidente ucraniano. 

      O presidente dos EUA disse que, uma vez concluído um acordo de paz com a Rússia, a Ucrânia não precisará de muita segurança.

      "Vamos o acordo na conferência na Sala Leste daqui a pouco, logo após o almoço, e vamos almoçar juntos," disse Trump, acrescentando que se trata de um "acordo muito justo". 

      "Eu não acho que vocês vão precisar de muita segurança. Acho que, uma vez que este acordo for feito, está acabado. A Rússia não vai querer voltar, e ninguém vai querer voltar," disse Trump. 

      Trump também afirmou que haverá fornecimento de armas à Ucrânia, mas expressou esperança de que Washington não precise enviar muito.

      "Espero que não precisemos enviar muito, porque estou ansioso para resolver isso rapidamente," disse Trump no início de sua reunião com Zelensky. 

      Na reunião, o presidente dos EUA afirmou que Zelensky está colocando milhões de vidas em risco e poderia potencialmente desencadear a Terceira Guerra Mundial.

      "Você está brincando com a vida de milhões de pessoas. Você está brincando com a Terceira Guerra Mundial. Você está brincando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com o país, este país," disse Trump.

      Zelensky chegou à Casa Branca nesta sexta para se reunir com Trump. O presidente ucraniano foi recebido por Trump na entrada do Ala Oeste da Casa Branca. Ao apertar a mão de Zelensky, Trump observou que o líder ucraniano estava "todo arrumado". 

      O principal tema da reunião bilateral é a de um acordo sobre minerais de terras raras, algo que Trump insistiu em realizar.

      De acordo com a Fox Business, o acordo permitirá que os Estados Unidos recuperem parte dos centenas de bilhões fornecidos a Kiev como apoio militar e financeiro, adquirindo uma parcela dos lucros provenientes do desenvolvimento de minerais de terras raras, petróleo, gás e projetos de infraestrutura, como centros de dados, na Ucrânia.

      Na quinta-feira, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que os Estados Unidos estimam obter cerca de US$ 20 bilhões com o acordo de minerais de terras raras com a Ucrânia. 

      Nos últimos dias, Trump afirmou que os EUA buscarão retomar o máximo possível do território ucraniano controlado pela Rússia e que não autorizará a entrada do país na Otan. Ele também não vem se mostrando favorável à proposta de alguns países europeus de enviar soldados para implementar um acordo. (Com informações da Sputnik). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados