window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/mundo/trump-planeja-tarifa-de-25-sobre-automoveis-chips-e-produtos-farmaceuticos' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump planeja tarifa de 25% sobre automóveis, chips e produtos farmacêuticos

      O presidente americano já havia decretado uma tarifa geral de 10% sobre produtos chineses e tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio

      Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Nathan Howard / Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que planeja impor tarifas de aproximadamente 25% sobre a importação de automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos enviados aos Estados Unidos, a partir de 2 de abril. "Elas subirão substancialmente ao longo de um ano”, disse ele, que, recentemente, decretou uma tarifa geral de 10% sobre produtos da China e tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. 

      De acordo com ele, é necessário  dar tempo para que as empresas potencialmente afetadas transfiram suas fábricas para os Estados Unidos, e evitem as tarifas. “Queremos dar a elas uma pequena chance”, continuou Trump em coletiva de imprensa nesta terça-feira (18) em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida. O relato foi da CNN

      A produção de chips foi amplamente terceirizada para a Ásia nas últimas décadas por fatores técnicos e de custo. Pioneira no modelo de fabricação contratada de chips, a  Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) tornou-se a maior produtora global nesse segmento.

      A TSMC informou que suas fábricas de chips no Arizona (EUA), anunciadas em 2020 no primeiro mandato de Trump, continuam conforme o planejado. O presidente norte-americano tem acusado  Taiwan de "roubar" a indústria de semicondutores dos EUA, uma alegação questionada por analistas. 

      Setor farmacêutico

      Os EUA foram o maior importador global de produtos farmacêuticos em 2023 - compraram mais de US$ 176 bilhões em medicamentos e produtos relacionados, apontaram números do comércio estadunidense. 

      Empresas europeias, indianas e chinesas podem ser as mais afetadas com as novas medidas anunciadas pelo governo Trump. Em 2023, a Irlanda representou  20,4% das importações farmacêuticas dos EUA, seguida pela Alemanha (10,8%), Suíça (8,6%), Índia (6,2%) e China (3,4%).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados