Trump vai conceder perdões a acusados nos ataques golpistas de 6 de janeiro
Mais de 1.580 pessoas foram acusadas criminalmente por participação no ataque ao Capitólio
247 – O presidente Donald Trump está se preparando para conceder amplos perdões a réus acusados de envolvimento no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA e pretende reduzir penas de algumas pessoas que atacaram policiais, informou nesta segunda-feira (20) uma fonte familiarizada com o assunto.
A fonte não deu detalhes sobre quando Trump planeja tomar essas ações.
O plano, inicialmente reportado pela ABC News, prevê perdoar aqueles que não cometeram atos de violência durante o ataque ao Capitólio, efetivamente eliminando as consequências legais de suas condenações.
Trump também busca comutar as penas de alguns condenados por agressões contra as forças de segurança, medida que não os absolveria da culpa, mas poderia levar à libertação de alguns manifestantes atualmente presos.
"Assim que eu sair, vou para o Salão Oval e vamos perdões para muitas pessoas", disse Trump durante um evento na Capital One Arena nesta segunda-feira, conforme noticiado pela Reuters.
Mais de 1.580 pessoas foram acusadas criminalmente por participação no ataque, uma tentativa fracassada de apoiadores de Trump de bloquear a certificação do Congresso para a eleição de 2020.
Líderes das organizações de extrema-direita Proud Boys e Oath Keepers estão entre aqueles que cumprem pena em prisões federais por seus papéis na violência. Mais de 600 pessoas foram acusadas de agredir ou obstruir policiais durante o tumulto, de acordo com dados do Departamento de Justiça dos EUA.
Trump prometeu durante sua campanha de 2024 perdoar muitos dos acusados, argumentando que eles foram tratados de forma injusta pelo sistema judiciário. (Com informações da Reuters).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: