União Europeia prevê poupar 4 bi de euros em tarifas com Mercosul por ano
Acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul foi concluído em dezembro de 2024 e agora está em fase de revisão legal e tradução
ANSA - A União Europeia afirmou nesta quinta-feira (13) que o acordo de livre comércio com o Mercosul, concluído no início de dezembro de 2024 e que agora está em fase de revisão legal e tradução, vai proporcionar uma economia de mais de 4 bilhões de euros (R$ 24 bilhões) para exportadores do bloco.
O número foi divulgado pelo comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, em um debate no Europarlamento sobre o tratado, que enfrenta a resistência de agricultores europeus.
"O acordo representa uma vantagem econômica para a União Europeia e ajuda sobretudo os exportadores da UE a economizar mais de 4 bilhões de euros em tarifas alfandegárias a cada ano", disse Sefcovic, citando o exemplo dos automóveis, que hoje pagam uma taxa de 35% para entrar no Mercosul.
O comissário também assegurou que Bruxelas vai "monitorar de perto" os efeitos do acordo no mercado europeu, "sobretudo no que diz respeito à competitividade dos agricultores". "Em caso de desequilíbrios, serão impostas medidas de salvaguarda para proteger nossos setores sensíveis e garantir que os produtores agrícolas sejam plenamente protegidos", salientou.
A Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, pretende criar uma reserva de pelo menos 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões) para compensar agricultores por eventuais impactos negativos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: