Xi Jinping adverte que a China deve se preparar para o pior cenário econômico externo
Em reunião da direção do Partido Comunista, o líder chinês pede planejamento sólido para enfrentar os novos desafios
247 - O presidente da China, Xi Jinping, presidiu nesta sexta-feira (hotrário local), uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) dedicada à análise da conjuntura econômica e à avaliação do desempenho da economia nacional.
Durante a reunião do alto escalão do Partido Comunista da China, o presidente chinês reafirmou os avanços econômicos e destacou a necessidade se de preparar o país para cenários adversos. De acordo com reportagem do jornal Global Times, a reunião recomendou a preparação para os piores cenários com planejamento adequado e a tomada de medidas concretas para um bom desempenho na atividade econômica.
O encontro destacou que a economia chinesa tem apresentado sinais positivos, com crescimento contínuo da confiança pública e avanços consistentes rumo ao desenvolvimento de alta qualidade — meta central do planejamento estratégico do PCCh.
Ao mesmo tempo, os líderes chineses expressaram cautela diante dos riscos e instabilidades do cenário internacional. A reunião avaliou que a “base para a recuperação econômica sustentável do país precisa ser ainda mais consolidada” e alertou para “o impacto crescente de choques externos”.
Diante desse diagnóstico, a direção do Partido Comunista da China enfatizou a importância de adotar uma postura preventiva.
A reunião integra uma série de esforços do governo chinês para manter a estabilidade e o ritmo do crescimento econômico em meio às incertezas do ambiente global, incluindo tensões geopolíticas, desafios logísticos e oscilações na demanda internacional por produtos chineses.
A liderança do PCCh mantém o discurso de otimismo cauteloso. A aposta continua sendo o impulso ao “desenvolvimento de alta qualidade”, conceito promovido por Xi Jinping nos últimos anos, que prioriza inovação, sustentabilidade, segurança econômica e expansão do mercado interno como alicerces do novo modelo de crescimento.
A reunião do Birô Político também reforça o papel da liderança central do PCCh na direção das atividades econômicas, com o objetivo de alinhar as decisões políticas e istrativas ao enfrentamento dos desafios conjunturais e estruturais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: