window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/brasilia/df-registra-o-menor-numero-de-roubos-de-veiculos-em-25-anos' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      DF registra o menor número de roubos de veículos em 25 anos

      Redução histórica reflete estratégias integradas de segurança pública e uso de tecnologia no combate ao crime

      Ação de segurança pública no Distrito Federal (Foto: André Feitosa / Agência Brasília)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Da Agência Brasília – O Distrito Federal alcançou em 2024 um marco histórico ao registrar o menor número de roubos de veículos dos últimos 25 anos, desde o início do monitoramento dessa tipificação criminal.

      O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que apontou uma redução de 21% em relação a 2023, com 1.018 ocorrências registradas em 2024, contra 1.290 no ano anterior.

      De acordo com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a queda significativa é resultado de uma combinação de fatores que incluem o aumento do policiamento ostensivo, a qualificação das investigações policiais contra grupos criminosos, o uso de tecnologias avançadas no videomonitoramento urbano e uma integração mais eficiente entre as forças de segurança.

      “A redução é fruto de muito trabalho e ações baseadas em estudos, levantamentos e análises criminais e de inteligência, bem como da atuação dos setores operacionais das forças de segurança”, destacou Avelar.

      A tendência de queda é reforçada por uma abordagem mais analítica da gestão da segurança pública.

      O subsecretário de Gestão da Informação, George Couto, explicou que o uso de dados e evidências tem sido fundamental para a formulação de políticas mais assertivas.

      “Com recursos adequados e análise voltada para a busca de evidências que embasam nossas políticas de segurança, conseguimos contribuir com ações cada vez mais direcionadas”, afirmou.

      Perfil das vítimas e distribuição geográfica dos crimes

      O levantamento da SSP-DF também revelou o perfil das vítimas e a distribuição geográfica dos roubos de veículos.

      Em 2024, 88% dos casos envolveram automóveis e 12% motocicletas.

      As vítimas foram predominantemente homens (68%), enquanto mulheres representaram 32% das ocorrências.

      Em termos de localização, sete regiões istrativas concentraram 68% dos roubos: Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Santa Maria, Gama e Planaltina.

      Apesar da concentração, todas essas áreas apresentaram quedas significativas em comparação com 2023, demonstrando a eficácia das ações de prevenção e repressão.

      Em contrapartida, as regiões do Jardim Botânico e do Varjão não registraram nenhum caso de roubo de veículo em 2024, evidenciando um cenário positivo em áreas específicas.

      Importância do registro de ocorrências e da participação da sociedade

      O diretor da Divisão de Roubos e Furtos da Polícia Civil do DF (PCDF), Tiago Carvalho, destacou a relevância do registro de boletins de ocorrência para a atuação policial.

      “Um fato criminoso que não é comunicado impossibilita a responsabilização do autor. Essas informações são essenciais para desarticular organizações criminosas e para uma repressão qualificada”, explicou.

      Além disso, o comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, ressaltou a importância dos pontos de bloqueio e da colaboração da população.

      “Já conseguimos identificar muitos carros roubados nessas operações. Reiteramos que motoristas não informem locais de blitze em grupos de mensagens, pois isso prejudica o trabalho policial. Também é fundamental informar veículos abandonados à Polícia Militar, pelo 190”, destacou o coronel.

      Programa DF Mais Seguro: uma abordagem integral

      As ações de segurança fazem parte do eixo Cidadão Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que visa garantir direitos, proteger a cidadania e promover o enfrentamento qualificado da criminalidade.

      O programa aposta em tecnologia, inteligência e integração entre diferentes setores da sociedade e do governo para combater o crime de forma eficaz.

      As principais frentes incluem o combate a organizações criminosas, crimes cibernéticos e o uso de tecnologias de ponta para aprimorar a análise de padrões criminais, contribuindo para a segurança da população do Distrito Federal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados