Isenção de IR até R$ 5 mil: Lira quer encerrar tramitação em comissão especial até julho
Projeto é um dos mais importantes do Legislativo neste ano e é prioridade para o governo Lula (PT)
247 - O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de lei que estabelece isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil, decidiu cancelar uma viagem a Nova York nesta semana para se dedicar à tramitação da proposta, relata o jornal O Globo.
Lira, que presidiu a Câmara dos Deputados até fevereiro, participaria da "Brazil Week", com agenda incluindo um seminário do grupo empresarial Lide e encontros com investidores. No entanto, optou por permanecer em Brasília para finalizar o parecer sobre o projeto, considerado um dos mais relevantes da atual legislatura e prioridade do governo Lula (PT).
Conforme o plano de trabalho do relator, o cronograma prevê a realização de audiências públicas até o dia 20 de junho. A entrega do relatório está marcada para 27 de junho e a votação na comissão especial deve ocorrer até 16 de julho. A aprovação ainda em 2025 é fundamental para que as novas faixas de isenção possam entrar em vigor já a partir de 2026.
A proposta, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, responde a uma demanda histórica por correção da tabela, que está defasada há anos. A medida impactaria diretamente milhões de brasileiros, especialmente trabalhadores assalariados de baixa e média renda, e integra a estratégia do governo Lula de promover maior justiça fiscal e aliviar a carga tributária sobre os mais pobres.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: