Rogério Correia defende a condenação de Bolsonaro, mas alerta: ‘a tentativa de golpe continua’ (vídeo)
O parlamentar do PT citou as articulações de Eduardo Bolsonaro com a extrema-direita norte-americana
247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) defendeu a condenação de Jair Bolsonaro e de seus aliados, mas alertou sobre as articulações entre as extremas-direitas brasileira e norte-americana.
“É um alívio. Por muito pouco não tivemos um golpe. A tentativa de golpe é um processo que continua. Eduardo Bolsonaro fugiu do Brasil e quer levar Jair Bolsonaro para ajudar a fazer essa instabilidade política”, afirmou Correia em vídeo publicado na rede social X.
O parlamentar também criticou uma proposta em análise na Câmara que anistia (perdoa) os envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Líder do PL, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (AL) deve entregar a proposta na próxima semana ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Projetos de anistia que os extremistas tentam… não podem vingar”, disse Correia. “A democracia deu um o importante, mas ainda há muito que lutar por ela”.
Dados oficiais divulgados em janeiro apontaram que o STF emitiu 371 condenações por conta dos atos golpistas, em Brasília (DF), onde apoiadores de Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes.
Eduardo Bolsonaro

O filho de Jair Bolsonaro viajou para os EUA, onde vem denunciando o que ele chama de perseguição do ministro Alexandre de Moraes (do STF). Em solo norte-americano, Eduardo Bolsonaro pretende reforçar suas articulações com a extrema-direita.
Em 2025, o governo do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), tentou uma investida contra Moraes, mas o Judiciário norte-americano rejeitou um pedido de liminar apresentado pela plataforma de vídeos Rumble e pela Trump Media & Technology Group contra Moraes. As empresas buscavam uma decisão que as isentasse de cumprir determinações do magistrado brasileiro, que incluíam a remoção de contas de um apoiador de Bolsonaro de suas plataformas.
Não foi a primeira vez que Eduardo tentou estreitar suas intenções com a extrema-direita nos EUA. Em 2022, o parlamentar teve um encontro com Steve Bannon. O estrategista de Trump aconselhou o parlamentar a questionar o resultado do pleito. No ano seguinte, em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Jair Bolsonaro à inelegibilidade. O motivo foram declarações golpistas após ele afirmar a embaixadores que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.
Correia
Este mês, o deputado do PT foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação. Criada em 1904, a CFT exerce o controle orçamentário e financeiro das propostas em tramitação na Câmara que têm impacto sobre receitas ou despesas públicas. O colegiado verifica a compatibilidade das propostas com a Constituição e a legislação fiscal, como a Lei de Responsabilidade Fiscal.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: