window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/regionais/nordeste/pericia-identifica-11-das-12-vitimas-de-operacao-policial-em-salvador' });
TV 247 logo
      HOME > Nordeste

      Perícia identifica 11 das 12 vítimas de operação policial em Salvador

      Confronto no bairro Fazenda Coutos resultou em apreensão de armas e drogas; secretário de Segurança Pública defende ação como resposta a "crimes violentos"

      (Foto: Divulgação / Secom)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia identificou 11 dos 12 mortos em uma ação policial no bairro Fazenda Coutos, em Salvador, na última terça-feira (4). A perícia ainda trabalha para reconhecer a identidade do décimo segundo falecido. Todas as vítimas são homens com idades entre 17 e 27 anos, destaca reportagem da Folha. Durante a operação, a Polícia Militar apreendeu um arsenal, incluindo submetralhadoras, pistolas, drogas e balanças de precisão.

      O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, defendeu a ação como resposta a "crimes violentos" e "terrores" cometidos por grupos criminosos na região. Ele citou relatos de moradores expulsos de suas casas e mantidos em cárcere privado. "Não podemos banalizar os crimes violentos. Eram crimes violentos, eram terrores, que esses elementos praticavam confortavelmente ali naquela localidade", afirmou. Werner negou que a operação tivesse relação com o Carnaval e destacou que a comunidade estava sendo "violentada" pelos criminosos.

      O Ministério Público da Bahia acompanha as investigações e prometeu tomar as providências necessárias para esclarecer as circunstâncias das mortes. Werner não confirmou se as 12 mortes ocorreram no mesmo local, explicando que a cronologia do caso está sendo apurada por meio de perícias e depoimentos.

      A Bahia, que iniciou a implantação de câmeras corporais em suas tropas, registrou uma queda de 8,5% nas mortes por intervenção policial em 2024. No entanto, o estado ainda lidera o ranking nacional, com 1.557 mortes em 2023, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. O cenário de segurança pública no estado permanece crítico, com o aumento de disputas entre facções e a atuação de milícias.

      Lista dos mortos identificados:

      • Francisco Ariel Freire Santos, 27 anos
      • João Cledison Santos Souza, 18 anos
      • Uendel Vitor Rodrigues dos Reis, 20 anos
      • Douglas Campos da Silva Batista, 27 anos
      • Leidson Maxwel da Costa Silva, 27 anos
      • Jackson Vitor Araújo dos Santos, 20 anos
      • Félix de Oliveira Rodrigues, 19 anos
      • Wendel Henrique Nunes dos Santos, 20 anos
      • Davi Costa dos Anjos, 17 anos
      • Paulo Ricardo Santos Pereira, 17 anos
      • Samuel da Luz Nascimento de Sousa, 24 anos

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados