window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/regionais/nordeste/recife-entra-em-alerta-maximo-devido-as-fortes-chuvas-desta-quarta-feira' });
TV 247 logo
      HOME > Nordeste

      Recife entra em alerta máximo devido às fortes chuvas desta quarta-feira

      Áreas alagadas, quedas de árvores e suspensão de aulas marcam os transtornos no Grande Recife, com risco de inundação e ventos fortes

      Recife (Foto: Reprodução (Globo))
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - 247 - A forte chuva que atinge o Grande Recife nesta quarta-feira (5) causou uma série de transtornos para a população, afetando cidades vizinhas, como Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, além da capital pernambucana. Diversos pontos de alagamento, queda de árvores, deslizamentos de barreiras e a suspensão de aulas foram registrados desde a manhã de hoje, levando o Centro de Operações do Recife a declarar estado de alerta máximo às 10h20.

      A decisão, segundo o g1, foi tomada devido à grande quantidade de ocorrências provocadas pelas condições meteorológicas extremas, que apresentam risco elevado à população e exigem uma ação urgente para restabelecer a normalidade. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a Linha Centro do Metrô do Recife foi paralisada às 9h20 devido a alagamentos. Por enquanto, a Linha Sul segue operando.

      Em decorrência das chuvas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu suspender todas as atividades acadêmicas e istrativas no Campus Recife. Em Paulista, as aulas do turno da manhã nas escolas municipais também foram suspensas, enquanto a prefeitura mantém expediente interno para avaliar a viabilidade de aulas nos demais turnos. Já em Abreu e Lima, a prefeitura também suspendeu as aulas e disponibilizou um ponto de apoio para munícipes em risco.

      Recife e Olinda registraram alagamentos em diversos bairros e vias, enquanto o Rio Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, atingiu a cota de alerta, com risco de inundação. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso sobre a necessidade de atenção nos próximos dias.

      A situação é ainda mais grave devido ao alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitido na terça-feira (4), com previsão de chuvas intensas e ventos fortes, que podem atingir até 50 milímetros de chuva por dia e ventos de até 60 km/h, impactando até 84 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Mata Sul de Pernambuco.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...