Bancários do BB denunciam ataques no Dia em Defesa da Previ; no Rio de Janeiro, sindicato foi até a sede do fundo
Bancários do BB denunciam ataques no Dia em Defesa da Previ: no Rio de Janeiro, sindicato foi até a sede do fundo
247 - Alvo de uma forte campanha de ataques e desinformação na mídia corporativa por meio de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB), recebeu a solidariedade e o apoio do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e dos demais sindicatos da categoria espalhados pelo país ao longo desta quarta-feira (16).
Na sede da Previ, em Botafogo, os representantes da categoria e de diversas entidades denunciaram a campanha de desmoralização que vem atingindo o fundo e a sua diretoria com objetivos políticos e privatistas.
Para o grupo, a recente investida do TCU sob o argumento de "rombo" ou "prejuízo" já ultraou os limites de fiscalização, tendo em vista que os fundos de pensão são fiscalizados pela Previc. Além disso, eles apontam irregularidades que vão desde a falta de o aos documentos da auditoria, como também fatos apontados pelo relatório técnico da equipe do TCU que foram ignorados pelo ministro relator, Walton Alencar Rodrigues.
De acordo com os bancários que participaram do Dia em Defesa da Previ, o próprio relatório técnico do TCU considerou que o déficit é conjuntural, e foi consequência da desvalorização de papéis como a Vale, e o momento econômico adverso. Mesmo assim, o relator ampliou a auditoria e fez denúncias que não condizem com o parecer elaborado pelo próprio órgão.
O Dia em Defesa da Previ serviu também para reforçar a governança séria da entidade que, em 121 anos de existência, se mantém sólida e compromissada com seus mais de 200 mil associados, sendo considerada uma referência no setor, e na defesa dos bancários do BB. Além do Sindicato dos Bancários do RJ, também participaram do ato funcionários da Previ, representantes da Contraf/CUT, Fetec/SP, da Comissão de Empresa do BB e o deputado federal Reimont (PT/RJ).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: