window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/regionais/sudeste/haddad-vai-bem-em-pesquisa-para-o-senado-por-sao-paulo-e-assusta-bolsonaristas' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Haddad vai bem em pesquisa para o Senado por São Paulo e assusta bolsonaristas

      Bolsonaristas já ensaiavam 'dobradinha' em São Paulo, mas desempenho do ministro da Fazenda pode exigir uma mudança de planos

      Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante cerimônia em Brasília 03/04/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado recentemente, revelou um cenário eleitoral que pegou a base bolsonarista de surpresa: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece tecnicamente empatado com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) na disputa por uma vaga no Senado por São Paulo. A sondagem gerou apreensão entre aliados de Jair Bolsonaro (PL), que contavam com uma vantagem folgada do filho 03 no maior colégio eleitoral do país, relata Bela Megale, do jornal O Globo.

      Segundo Andréia Sadi, da GloboNews, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria incentivando Haddad a concorrer ao Senado nas eleições de 2026, após concluir seu trabalho à frente da pasta da Fazenda.

      Apesar de Eduardo Bolsonaro liderar numericamente a pesquisa, a diferença de apenas quatro pontos percentuais para Haddad frustrou expectativas entre lideranças da direita paulista. A percepção inicial de que a eleição seria facilmente vencida pela família Bolsonaro começa a dar lugar a uma avaliação mais cautelosa sobre o quadro eleitoral.

      Além da competitividade inesperada de Haddad, pesa contra Eduardo o fato de estar afastado do cotidiano político brasileiro. O deputado segue licenciado da Câmara e vive atualmente nos Estados Unidos, o que pode, segundo aliados, reduzir sua conexão com parte significativa do eleitorado paulista. Essa ausência prolongada preocupa os estrategistas bolsonaristas, que veem riscos no distanciamento do parlamentar em um momento de reorganização da base conservadora no estado.

      Dentro dessa movimentação da direita, há também o planejamento de uma candidatura dupla ao Senado por São Paulo. O atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que deixou o PL para se filiar ao PP, surge como outro nome forte para a disputa. Ele e Eduardo Bolsonaro se reuniram recentemente em Nova York para discutir os rumos eleitorais e, segundo fontes ligadas aos partidos, estariam alinhando uma estratégia de "dobradinha" bolsonarista na corrida pelas duas vagas ao Senado que estarão em jogo em 2026.

      A pesquisa do Paraná Pesquisas tem peso simbólico por ser realizada por um instituto que frequentemente presta serviços ao PL, partido de Eduardo. Por isso mesmo, o desempenho de Haddad na sondagem causou ainda mais inquietação entre os bolsonaristas, que já começam a recalibrar suas estratégias para impedir o avanço do campo progressista em São Paulo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados