window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Laís Gouveia', 'page_url': '/regionais/sudeste/insalubre-moradia-popular-entregue-ha-3-meses-por-tarcisio-tem-vazamentos-e-mofo' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Insalubre: moradia popular entregue há 3 meses por Tarcísio tem vazamentos e mofo

      O empreendimento foi lançado com pompa em dezembro de 2024, com a presença do governador Tarcísio de Freitas

      Tarcísio de Freitas (Foto: Karine Santos/Governo do Estado de SP)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Menos de três meses após a inauguração, os moradores do megaempreendimento de habitação social Reserva Raposo, localizado na zona oeste de São Paulo, denunciam sérios problemas estruturais nos prédios do conjunto habitacional. Segundo reportagem do Metrópoles, vazamentos de água têm alagado corredores e infiltrações generalizadas comprometem a qualidade das moradias, provocando mofo e preocupação com a segurança e salubridade dos imóveis.

      O empreendimento foi lançado com pompa em dezembro de 2024, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Com investimento de R$ 728 milhões do governo estadual e R$ 1,3 bilhão da Prefeitura de São Paulo, o projeto prevê a construção de 6.220 unidades habitacionais, voltadas principalmente para famílias de baixa renda e antigos moradores de áreas de risco.

      Dificuldade em relatar os problemas

      Os problemas estruturais afetam todos os oito condomínios entregues até o momento, com destaque para a unidade Bem-Te-Vi, segundo os denunciantes. Entretanto, os moradores enfrentam dificuldades para reportar as falhas devido à forma como os contratos são estabelecidos.

      Apesar de os imóveis terem sido adquiridos por meio de programas habitacionais do governo estadual, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) atua apenas como intermediária na compra das unidades, que são financiadas por meio da modalidade Carta de Crédito Associativa. Esse modelo permite que o Estado contrate unidades habitacionais diretamente de construtoras, acelerando a entrega, mas também limitando a responsabilidade do poder público após a conclusão das obras. Na prática, os moradores precisam recorrer à construtora ou à a do condomínio para qualquer reclamação ou reparo.

      Obra e gestão sob holofotes

      A responsabilidade pela construção do Reserva Raposo é do grupo RSK, gerenciado pelo empresário José Ricardo Rezek, um nome influente no setor imobiliário. Rezek também foi um dos principais financiadores da campanha do ex-presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab), João Cury Neto (MDB), atualmente deputado federal por São Paulo.

      A Cohab, que é vinculada à Prefeitura, também participa do financiamento de unidades no Reserva Raposo que ainda serão entregues. Já a gestão condominial é realizada pela empresa Stanic, liderada por Roberto Stanic, que também ocupa cargo de direção na Associação de Moradores do Reserva Raposo. A entidade é presidida pelo ex-subprefeito do Butantã, Paulo Vitor Sapienza.

      Outro lado

      Diante das denúncias, o grupo RSK afirmou ao Metrópoles que “as construtoras BRZ e Máximo Aldana, responsáveis pelas obras, estão com equipes dedicadas alocadas no empreendimento para atender a todos os chamados registrados no SAC e promover os reparos necessários nos imóveis”.

      A CDHU, por sua vez, destacou que “o desenvolvimento e a responsabilidade pela gestão das obras ficam a cargo da incorporadora habilitada a participar do processo do Programa de Apoio ao Crédito Habitacional até a entrega das chaves, incluindo a assistência técnica no período de pós-ocupação, em caso de necessidade, conforme as normas dispostas na Lei nº 4591/64”.

      Enquanto isso, os moradores do Reserva Raposo seguem enfrentando transtornos diários e buscando soluções para problemas que, em um empreendimento tão recente, sequer deveriam existir.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados