Maricá e Havana selam irmandade em visita oficial de Quaquá a Cuba
Prefeito Washington Quaquá assina acordo simbólico com a governadora de Havana e convida cidade cubana para evento dos Brics+ no Brasil
247 - Durante visita oficial a Cuba, o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), formalizou um acordo de irmandade com a cidade de Havana, capital do país caribenho. A informação foi divulgada pelo próprio prefeito em suas redes sociais nesta segunda-feira (5).
Segundo Quaquá, o convite partiu da governadora de Havana, Yanet Hernández Pérez, que o recebeu para um jantar oficial na Casa de la Amistad, sede do governo municipal. No encontro, o prefeito também estendeu um convite à representante cubana para participar da Assembleia Geral dos Prefeitos e Municípios dos Brics+, que será realizada em Maricá entre os dias 26 e 28 de maio.
“A governadora de Havana me convidou para um jantar maravilhoso na Casa de la Amistad. Assinamos o termo de irmandade entre as cidades e fiz o convite para ela vir ao Brasil participar da Assembleia dos Brics+”, afirmou Quaquá na publicação.
Durante o evento, as autoridades trocaram presentes simbólicos — uma prática comum em iniciativas diplomáticas desse tipo. Entre os itens, estavam livros, bebidas típicas e camisas que representam a cultura de cada cidade. Quaquá entregou à governadora o pavilhão da União de Maricá e uma camisa da escola de samba local, que está participando da Feira Internacional de Turismo (FitCuba), realizada em Havana.
A do termo entre Maricá e Havana segue uma tendência da atual gestão municipal de ampliar sua projeção internacional, especialmente com países do Sul Global e do grupo Brics. A cidade fluminense já promoveu encontros e acordos com representantes de outras nações do bloco e, agora, reforça os laços com Cuba.
A prática de declarar cidades-irmãs é comum em relações internacionais descentralizadas e visa promover o intercâmbio em áreas como cultura, saúde, educação, tecnologia e desenvolvimento urbano, mas sua eficácia depende de compromissos bilaterais mais objetivos.
“O acordo é simbólico, mas abre portas para um diálogo contínuo. Queremos que essa relação vá longe”, disse Quaquá. Ele também revelou planos futuros de intercâmbio cultural e afirmou que pretende convidar a governadora cubana para conhecer o carnaval do Rio de Janeiro em 2026, na Marquês de Sapucaí.
Enquanto isso, a população de Maricá aguarda por anúncios mais tangíveis sobre como essa aproximação poderá impactar positivamente o cotidiano da cidade. A expectativa é que o encontro em maio, durante a Assembleia dos Brics+, traga novos elementos sobre os rumos dessa cooperação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: