Maricá homenageia Pepe Mujica batizando novo campus educacional com seu nome
Em tributo ao ex-presidente uruguaio, cidade inaugura unidade de ensino público integral
247 - O ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, que faleceu na última terça-feira (13) aos 89 anos, será homenageado em Maricá, no Rio de Janeiro, com a nomeação do primeiro Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) da cidade. As informações são do jornal O Globo.
De acordo com Quaquá, a escolha do nome é uma forma de reconhecer a relevância política e humana de Mujica. “Ex-presidente do Uruguai, Mujica foi muito mais que um político: foi um símbolo de coerência, humildade e compromisso com os ideais de justiça social. Sua partida deixa uma lacuna imensa na luta por uma América Latina mais humana, solidária e igualitária”, escreveu o prefeito.
A homenagem coincide com a inauguração do CEPT, um modelo de escola pública que propõe um ensino integral e integrado, combinando formação acadêmica, técnica, cultural e cidadã. O novo campus, localizado no bairro Mumbuca, às margens da Rodovia Amaral Peixoto, atenderá crianças a partir dos seis anos em período integral.
A estrutura da unidade impressiona: contará com salas de aula modernas, laboratórios de ciências (física, química e biologia), ginásio esportivo, centro olímpico, estúdios de música, dança e artes, brinquedoteca, biblioteca, horta comunitária, academia de ginástica, espaço lúdico-pedagógico e salas de jogos. A proposta pedagógica resgata a visão de grandes educadores brasileiros. “O projeto retoma o legado de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola — defensores históricos de uma escola pública democrática e de tempo integral”, afirmou Quaquá.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: