window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/regionais/sul/estudante-da-ufrgs-e-indiciado-por-apologia-ao-nazismo-apos-usar-suastica-em-formatura' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      Estudante da UFRGS é indiciado por apologia ao nazismo após usar suástica em formatura

      Vinícius Krug de Souza compareceu à colação de grau com símbolo nazista no rosto

      Vinicius Krug de Souza (Foto: Reprodução)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou o estudante Vinícius Krug de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por apologia ao nazismo. Segundo informações do G1, Krug compareceu à cerimônia de colação de grau, em fevereiro deste ano, com uma suástica desenhada no rosto — símbolo amplamente associado ao regime nazista. As informações são da CNN Brasil.

      O inquérito foi encerrado e encaminhado ao Judiciário na última segunda-feira (7). Durante a investigação, foram ouvidos o coordenador de Segurança da UFRGS e o vice-reitor da universidade, que presidia a cerimônia. Também prestaram depoimento a mãe do estudante, sua namorada e uma amiga.

      No interrogatório, Vinícius Krug negou que o símbolo desenhado no rosto tivesse ligação com o nazismo. Alegou se tratar de uma suástica hindu e afirmou ter interesse na cultura indiana.

      Contudo, segundo a Polícia Civil, o símbolo desenhado era uma “cruz gamada”, conhecida por ter sido apropriada pelo regime nazista. Além disso, outros desenhos exibidos no rosto do estudante também remetem a símbolos frequentemente utilizados por grupos extremistas. A investigação apontou ainda que a música escolhida por Krug para a cerimônia de formatura teria forte conotação de apologia ao nazismo.

      Celulares e computadores do estudante foram apreendidos durante o processo investigativo e ainda estão sendo periciados.

      A apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme estabelece a Lei nº 7.716/89, que trata de crimes resultantes de preconceito racial, religioso ou étnico. A pena prevista é de até cinco anos de reclusão, além de multa.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados