window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/regionais/sul/exame-descarta-gripe-aviaria-em-trabalhador-de-granja-em-montenegro-rs' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      Exame descarta gripe aviária em trabalhador de granja em Montenegro (RS)

      Funcionário havia tido contato com as aves doentes da propriedade

      Escavadeira remove terra ao lado de um buraco em uma granja em Montenegro (RS) após o Brasil confirmar seu primeiro surto de gripe aviária 16/05/2025 (Foto: REUTERS/Diego Vara)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      PORTO ALEGRE (Reuters) - O caso suspeito de influenza aviária em um trabalhador da propriedade no Rio Grande do Sul onde foi registrado o primeiro foco do vírus em uma granja comercial no país foi descartado, informaram nesta terça-feira o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado.

      O funcionário havia tido contato com as aves doentes da propriedade, localizada em Montenegro (RS), e apresentado sintomas gripais, sendo mantido em isolamento. O teste para a doença foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

      Segundo o ministério, o trabalhador teve os primeiros sintomas no domingo e foi submetido a um exame PCR, "que identifica o material genético específico do vírus influenza". Em caso de resultado positivo, o paciente a por outros exames para detectar o tipo de influenza, inclusive a aviária -- mas, na suspeita de Montenegro, o resultado inicial veio negativo.

      A Secretaria de Saúde do RS tem mapeado e monitorado as pessoas que estiveram com os animais infectados desde a confirmação do foco no Estado, na semana ada, segundo o ministério. Até o momento, este era o único caso suspeito da doença entre humanos.

      Em nota, o ministério acrescentou que, no caso da gripe aviária, o risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados.

      "Não há registro em todo o mundo de transmissão da doença de uma pessoa para outra", acrescentou.

      O surto em Montenegro causou suspensões comerciais de importadores de frango e ovos do Brasil, como a China e a União Europeia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados