Itaipu doa mais 14 veículos para municípios e entidades assistenciais do Paraná
Entidades beneficiadas atuam com cultura, saúde, agricultura familiar e assistência social e agora ganham mais mobilidade para ampliar o atendimento
247 - A Itaipu Binacional realizou, nesta terça-feira (20), a entrega de 14 veículos a instituições sociais do Paraná, em uma cerimônia na sede da empresa em Foz do Iguaçu. A ação integra o programa Itaipu Mais que Energia e representa um novo impulso para entidades que atuam nas áreas de saúde, cultura, inclusão social e agricultura familiar. A informação é da assessoria de comunicação da Itaipu.
Para muitas dessas organizações, os veículos doados significam o primeiro – e, em alguns casos, o único – meio de transporte disponível, viabilizando projetos que antes enfrentavam dificuldades logísticas. “Se olharmos pela perspectiva da Itaipu, é apenas a entrega de 14 veículos que não seriam mais utilizados. Mas, para essas entidades, é uma nova realidade”, afirmou o diretor-geral brasileiro da empresa, Enio Verri. “E se não fosse o trabalho voluntário, o que seria da nossa sociedade hoje?”, acrescentou.
Os automóveis, entregues com pneus novos, revisão completa e tanque cheio, agora estão à disposição de prefeituras, sindicatos, igrejas e associações de pequeno porte. Verri explicou que, desde 2023, a Itaipu ou a doar os veículos desativados da frota em vez de leiloá-los. “A missão da Itaipu é produzir energia com forte compromisso socioambiental, investindo em políticas que promovam o bem-estar da população”, destacou.
Entre os beneficiados está a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, com sede em Francisco Beltrão. O presidente da entidade, Rogério Sidral, afirmou que o veículo será fundamental para a continuidade do projeto Ponto de Cultura. “Esse carro vai subsidiar o trabalho de cultura na região, atendendo cerca de 20 municípios e impactando aproximadamente 500 a 600 alunos”, disse. O projeto oferece desde cursos pré-vestibulares até oficinas de música, dança, esportes e hortas escolares.
Outra instituição contemplada foi a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná (Fetarp). Segundo o presidente Claudinei de Carli, a doação vai permitir uma presença mais efetiva nos 399 municípios do estado. “Esse é o primeiro carro em nome da Fetarp. Ele nos ajudará a visitar os trabalhadores e sindicatos, orientando sobre legislações e oferecendo amparo legal e social”, explicou.
Também presente na cerimônia, o padre Reinaldo Amauri Lopes, diretor do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, comemorou a chegada do veículo, que será usado para transporte de pacientes entre unidades de saúde. “Estamos felizes porque é um veículo bem apropriado para transportar nossos doentes, com agilidade e mobilidade. Isso vai fazer a diferença na qualidade do atendimento para mais de 250 pessoas que atendemos mensalmente”, afirmou.
Segundo o chefe de Responsabilidade Social da Itaipu, Eduardo Scirea, esta foi a terceira entrega de 2025, totalizando 42 veículos doados apenas neste ano. “São veículos em ótimas condições para entidades filantrópicas de todo o Estado do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul”, explicou. Os carros podem ser utilizados para o transporte de pessoas, mercadorias ou equipamentos, dependendo da necessidade de cada instituição. Scirea ainda informou que entidades interessadas podem ar o site da Itaipu, na área de responsabilidade social, para obter informações sobre os critérios de doação.
A cerimônia contou com a participação dos diretores brasileiros da Itaipu André Pepitone (financeiro executivo), Iggor Gomes Rocha (istrativo) e Luiz Fernando Delzari (jurídico), além de representantes das 14 instituições contempladas, que receberam simbolicamente as chaves dos veículos.
As instituições contempladas foram:
Cooperativa de Trabalho Portuário do Brasil (Cooport), de Paranaguá; Município de Alvorada do Sul; Associação Habitacional de Interesse Social (Amasmi), de São Miguel do Iguaçu; Casa Familiar Rural de União da Vitória; Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares (Aprocel); Associação de Pequenos Agricultores do Paraná (Apaep), de Tibagi; Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas; Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, de Curitiba; Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná (Fetarp), de Curitiba; Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (Abapai); Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), de Paranacity; Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA), de Apucarana; Associação de Assistência à Mucoviscidose do Paraná (AAMPR), de Curitiba; e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, de Francisco Beltrão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: