Jair Renan, filho "04" de Bolsonaro, defende ditadura militar como 'melhor época do Brasil'
Vereador de Balneário Camboriú fez a declaração durante sessão sobre projeto de lei do PT visando a criação do Dia Municipal da Democracia
247 - O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), de Balneário Camboriú (SC), causou polêmica ao afirmar que o período da ditadura militar (1964-1985) foi a "melhor época do Brasil" para a maioria das pessoas mais velhas. A declaração, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, foi feita durante uma sessão plenária na Câmara Municipal, na quarta-feira (14), enquanto os vereadores discutiam a criação do Dia Municipal da Democracia, proposta pelo vereador Eduardo Zanatta (PT).
A data, 3 de março, foi sugerida como o Dia Municipal da Democracia em homenagem ao primeiro prefeito da cidade, Higino João Pio, que foi assassinado durante a ditadura militar. No entanto, Jair Renan se opôs à escolha dessa data, destacando que, em sua visão, homenagens costumam ocorrer no aniversário ou em datas que marcam feitos significativos.
"É a primeira vez que vejo uma homenagem no dia da morte de uma pessoa. Geralmente, é no dia do aniversário, ou no dia em que ela fez algo importante", disse Jair Renan. "Que golpe foi esse em 64? O povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil”, afirmou ainda o parlamentar, de acordo com a reportagem.
Além disso, o vereador fez críticas à proposta do colega do PT, dizendo que "tudo que vem do PT é de cunho ideológico", e destacou que muitos vereadores mais velhos, que viveram o regime militar, compartilham de sua opinião. "A maioria dos mais velhos, se você perguntar, [diz que a ditadura] foi a melhor época do Brasil", afirmou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: