window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/saude/mais-da-metade-dos-adultos-estara-obesa-ate-2050-alerta-estudo' });
TV 247 logo
      HOME > Saúde

      Mais da metade dos adultos estará obesa até 2050, alerta estudo

      O estudo faz um alerta contundente: sem mudanças imediatas em políticas públicas, o índice será alarmante

      (Foto: Reprodução)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Um estudo publicado na prestigiada revista científica The Lancet projeta um futuro alarmante para a saúde global: mais da metade dos adultos e um terço das crianças e jovens no mundo estarão com sobrepeso ou obesidade até 2050. O levantamento destaca as consequências severas desse crescimento para a saúde pública, incluindo o aumento expressivo de doenças crônicas e a pressão sobre os sistemas de saúde.

      A Organização Mundial da Saúde (OMS) define sobrepeso como um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 e obesidade como um IMC acima de 30. Segundo o estudo, atualmente 2,11 bilhões de adultos com 25 anos ou mais e 493 milhões de crianças e jovens entre cinco e 24 anos são considerados acima do peso ou obesos. Esses números são significativamente maiores em comparação com 1990, quando eram 731 milhões de adultos e 198 milhões de jovens nessa condição.

      O estudo faz um alerta contundente: sem mudanças imediatas em políticas públicas e intervenções eficazes, o número de adultos com excesso de peso pode saltar para 3,8 bilhões em 2050, e o de crianças e jovens pode atingir 746 milhões. “A epidemia global de sobrepeso e obesidade é uma tragédia profunda e um fracasso social monumental”, afirmou a professora Emmanuela Gakidou, da Universidade de Washington, uma das autoras do estudo.

      O crescimento acelerado da obesidade tem efeitos diretos na incidência de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e câncer, aumentando a taxa de mortalidade precoce. O relatório destaca que mais da metade da população obesa do mundo estará concentrada em apenas oito países: China (402 milhões), Índia (180 milhões), Estados Unidos (172 milhões), Brasil (88 milhões), Rússia (71 milhões), México (58 milhões), Indonésia (52 milhões) e Egito (41 milhões).

      As projeções para a infância e adolescência também são alarmantes. A prevalência de obesidade entre crianças e jovens deverá crescer 121%, atingindo 360 milhões até 2050. O estudo destaca que a região da América Latina e Caribe, ao lado do Norte da África e Oriente Médio, será uma das mais afetadas, com um terço das crianças obesas concentradas nesses territórios.

      O desafio também preocupa a Rússia, onde cerca de 25% dos adultos enfrentam problemas com excesso de peso. O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, afirmou que reduzir esses índices é uma prioridade para o governo, juntamente com o combate ao consumo de álcool e tabaco. De acordo com estimativas oficiais, esses hábitos encurtam a expectativa de vida dos russos em média sete anos.

      O estudo enfatiza que a obesidade está surgindo cada vez mais cedo, elevando os riscos de doenças graves ainda na juventude. Especialistas defendem que governos devem agir rapidamente para reverter essa tendência, adotando políticas eficazes de educação alimentar, regulação de produtos ultraprocessados e incentivo às atividades físicas para mitigar essa crise global de saúde pública.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados