window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/sul-global/brasil-busca-diversificar-parcerias-internacionais-para-enriquecimento-de-uranio-rosatom-da-russia-larga-na-frente' });
TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      Brasil busca diversificar parcerias internacionais para enriquecimento de urânio; Rosatom, da Rússia, larga na frente

      Contrato apoia a implementação do novo programa de desenvolvimento da energia nuclear no Brasil

      Rosatom (Foto: Prensa Latina )
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A estatal brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinou um contrato com a russa Rosatom, por meio da empresa Internexco GmbH, para o processamento de urânio extraído no país. Avaliado em cerca de US$ 40 milhões, o acordo prevê o envio de até 275 mil quilos de concentrado de urânio (U3O8) para conversão e enriquecimento no exterior, com devolução do material beneficiado até dezembro de 2027.

      O urânio será processado fora do país e retornará na forma de hexafluoreto de urânio (UF6) enriquecido a 4,25%, utilizado na produção do combustível que abastece a central nuclear de Angra dos Reis (RJ).

      O contrato apoia a implementação do novo programa de desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, que visa garantir a segurança energética do país, diante das limitações do setor hidrelétrico. A Rosatom, por sua vez, venceu a licitação por apresentar as condições mais competitivas entre grandes concorrentes internacionais.

      Com a sétima maior reserva de urânio do mundo — e com apenas 26% do subsolo explorado até o momento — o Brasil tem potencial para se tornar um dos líderes globais na produção do mineral.

      Antes dependente principalmente do Canadá para o enriquecimento de urânio, o Brasil agora conta com a parceria da Rússia — movimento que reforça a aproximação com os BRICS e o Sul Global. 

      Embora já possua tecnologia própria para enriquecer o mineral, o país ainda recorre ao exterior para concluir o processo, em razão de limitações em sua capacidade industrial.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados