Putin lamenta morte do Papa Francisco e destaca legado de diálogo entre Rússia e Vaticano
Presidente russo envia condolências ao Vaticano e reconhece papel de Francisco na aproximação entre as igrejas ortodoxa e católica
247O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou nesta segunda-feira (21) suas condolências pela morte do papa Francisco, falecido no Vaticano aos 88 anos. Em carta endereçada ao cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, Putin escreveu: "Por favor, aceite meu mais sentido pesar pelo falecimento de Sua Santidade o papa Francisco".
Putin destacou a relevância internacional do pontífice, descrevendo-o como um "fiel servidor da doutrina cristã, sábio religioso e político, e constante defensor dos altos valores do humanismo e da justiça". O líder russo também ressaltou a contribuição de Francisco para o fortalecimento das relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana, além de promover uma interação "construtiva" entre Moscou e o Vaticano.
A morte do papa Francisco gerou uma onda de manifestações de pesar ao redor do mundo. Líderes políticos e religiosos destacaram seu compromisso com a paz, a justiça social, o meio ambiente e os mais vulneráveis. O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que o pontífice "deixa um legado profundo".
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ressaltou sua humildade e amor pelos necessitados. O presidente da Argentina, Javier Milei, elogiou a "incansável luta do papado de Francisco para proteger a vida desde a concepção, promover o diálogo inter-religioso e aproximar a vida espiritual e virtuosa dos mais jovens".
Com o falecimento do papa, o cardeal Kevin Farrell assume temporariamente a istração do Vaticano, conforme previsto pelo protocolo da Santa Sé. Farrell, que ocupa o cargo de camerlengo desde 2019, é responsável por coordenar os ritos fúnebres e organizar o conclave que elegerá o novo pontífice.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: